A Arquitetura e a premente (re) construção do seu ethos técnico-profissional

Autores

  • Carolina Rosa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2022.39470

Palavras-chave:

Arquitetura, Construção, Epistemologia, Técnica, Processo de Projeto

Resumo

Este artigo discute a situação da Arquitetura enquanto campo de conhecimento e suas relações com a Construção. A hipótese é de que uma prática disciplinar da Arquitetura, que se reconhece como algo distinto da Construção, tem sido responsável pelo seu esvaziamento. O tema é discutido à luz da questão da técnica no pensamento de Martin Heidegger, para quem técnica e conhecimento estão intrinsecamente relacionados. Tomando o projetar como um processo de produção do conhecimento, conhecimento sempre novo e materializado na construção de novas realidades, discute-se o processo de transição entre ideia (conhecimento) e objeto (matéria), sugerindo-se uma compreensão da técnica como uma espécie de linguagem. Sugere-se, também, que uma prática disciplinar da arquitetura, mediada pelo conhecimento hierarquizado, menospreza as técnicas e os saberes práticos, alienando-se, assim, de sua própria linguagem. Conclui-se que uma prática transdisciplinar e inovadora da arquitetura poderia partir de sua renovação epistemológica fundamentada na re-construção do seu ethos.

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Biografia do Autor

Carolina Rosa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Arquitetura pela FAU-USP.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

ROSA, C. A Arquitetura e a premente (re) construção do seu ethos técnico-profissional. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 217–239, 2022. DOI: 10.35699/2316-770X.2022.39470. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/39470. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos