Transformações, admissibilidades, rupturas e continuidades

discurso sobre a evolução da música

Autores

  • Celso Giannetti Loureiro Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2014.2648

Palavras-chave:

Música, Evolução, História

Resumo

Este trabalho propõe um modelo de evolução em música integrado por múltiplos processos, os quais incluem transformações, admissibilidades, rupturas, continuidades e reintegrações. Esses processos são exemplificados de maneira não linear, iniciando em Josquin, retrocedendo a Dufay, avançando, em seguida, a Monteverdi e a dois instantes do fim do século passado, para retornar a Beethoven e apresentar uma derradeira discussão sobre processo composicional. Este estudo conclui que um modelo de evolução em música implica um processo não cumulativo que se move em espiral por vias de processos que transformam, rompem, avançam e retrocedem.

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Biografia do Autor

Celso Giannetti Loureiro Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Professor do Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

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Publicado

2016-04-07

Como Citar

LOUREIRO CHAVES, C. G. Transformações, admissibilidades, rupturas e continuidades: discurso sobre a evolução da música. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 21, n. 1 e 2, p. 200–221, 2016. DOI: 10.35699/2316-770X.2014.2648. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2648. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos