Obstáculos para a uma mobilidade urbana autônoma

uma análise a partir da perspectiva humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.46814

Palavras-chave:

mobilidade 4.0, interação humano-máquina, inteligência artificial

Resumo

Ao longo de séculos de desenvolvimento tecnológico, foi possível ao ser humano criar e desenvolver novas ferramentas que suprimissem necessidades de mobilidade dentro e fora do ambiente urbano. Diversas tecnologias estão sendo convergidas para a criação de um novo tipo de mobilidade: a Mobilidade 4.0. O presente artigo objetiva discutir os principais obstáculos para a implementação da Mobilidade 4.0 nos centros urbanos e seus impactos a partir da perspectiva humana. Para tal, foi feita uma revisão e análise da bibliografia já publicada sobre este tema e seus relacionados. Conclui-se que a Mobilidade 4.0 ainda é um cenário distante da realidade por limitações das tecnologias-base e postura dos seres humanos frente ao próprio sistema de trânsito, automação ou dilemas éticos e morais.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

PEREIRA, S. B.; CASTRO, I. S.; BOTELHO, R. D. Obstáculos para a uma mobilidade urbana autônoma: uma análise a partir da perspectiva humana. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 30, n. fluxo contínuo, 2024. DOI: 10.35699/2965-6931.2023.46814. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/46814. Acesso em: 7 jul. 2024.