Ética e inteligência artificial

desafios e melhores práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47673

Palavras-chave:

inteligência artificial, ética, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, viés algoritmo

Resumo

O rápido avanço da inteligência artificial (IA) trouxe consigo a necessidade de compreensão de seu impacto social e implicações éticas. Nesse sentido, este artigo levantou e discutiu as principais questões éticas relacionadas à IA, os principais obstáculos atuais no desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina, e as melhores práticas para desenvolver algoritmos éticos e justos. Os vieses podem se perpetuar facilmente através do uso de dados desbalanceados e de correlações infundadas. Diante disso, a colaboração entre desenvolvedores de algoritmos e outros especialistas torna-se fundamental para compreender diversas perspectivas e identificar as sutis formas de propagação dos preconceitos. A ética dos algoritmos não é uma questão que será solucionada apenas através de uma abordagem tecnológica – essa temática envolve também assuntos de ordem social, cultural, jurídica e política. Portanto, o desenvolvimento tecnológico e a responsabilidade social devem caminhar lado a lado, a fim de evitar o agravamento das diferenças sociais.

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Biografia do Autor

Carolina de Melo Nunes Lopes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Engenheira Civil pela UFOP. Mestre e Doutoranda pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia - CIDENG-CNPq. Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias pela PUC MG . Atua em pesquisas sobre construções sustentáveis, avaliação de ciclo de vida, aproveitamento de resíduos e inteligência artificial.

Júlia Castro Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora adjunta na UFJF. Doutora e Mestre em Engenharia Civil pela UFOP na área de matrizes cimentícias sustentáveis. Jovem Docente Permanente do PPG em Engenharia Civil da UFOP e da UFJF. Coordenadora do CIDENG-CNPq - Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia. Experiência em aprendizagem de máquina aplicada à materiais de construção, materiais e construção sustentáveis.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

LOPES, C. de M. N.; MENDES, J. C. Ética e inteligência artificial: desafios e melhores práticas. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 30, n. fluxo contínuo, 2023. DOI: 10.35699/2965-6931.2023.47673. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/47673. Acesso em: 24 nov. 2024.