v. 2 n. 1 (2021): Dossiê - Outras vidas contra o espetáculo: o animal, a planta, a máquina e o alien (jan/jun 2021)
Dossiê especial

Azul profundo como embriologia cinematográfica e obliquação diagramática

Sebastian Wiedemann
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil
Biografia

Publicado 25-08-2021

Palavras-chave

  • modos de experiencia cinematográficos,
  • ovos cinematográficos,
  • pedagogia radical,
  • aprendizagens mais do que humanas

Como Citar

WIEDEMANN, S. Azul profundo como embriologia cinematográfica e obliquação diagramática. (Des)troços: revista de pensamento radical, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 190–214, 2021. DOI: 10.53981/destroos.v2i1.34361. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/article/view/34361. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Partindo da fabulação especulativa Azul Profundo, procuramos explorar neste texto as potencialidades pedagógicas implicadas nesta experimentação conceitual e cinematográfica a partir do dispositivo da “imagem-ovo”, como gesto de desaceleração dos processos de criação em favor de outras vidas, sempre menores que operam como modos de existência transitivos e processuais contra o espetáculo. Isto é, modos de experiência cinematográficos que através da “imagem-ovo” dão lugar a uma embriologia cinematográfica como obliquação diagramática de uma pedagogia radical. Disposições que afirmam maneiras outras de entrarmos em relação com as imagens e de estarmos em estado de co-aprendizagem constante e impessoal com elas.

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Referências

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