A formação do estudante de odontologia e a educação em saúde para a população: a experiência de um projeto de extensão universitária
Palavras-chave:
Deficiências neuromotoras, Promoção da saúde, Instituições de ensino superior, OdontologiaResumo
Este relato de experiência analisa, sob o enfoque da educação, quinze anos do projeto de extensão “Atendimento Odontológico a pacientes com necessidades especiais”. Esta é uma parceria da Faculdade de Odontologia da UFMG e Associação Mineira de Reabilitação (AMR). O trabalho da odontologia faz parte do Serviço Integrado de Reabilitação (SIR) do qual fazem parte outras profissões de saúde, visando a inclusão social do deficiente neuromotor. Todas as ações coletivas e individuais são embasadas em uma produção científica que permite conhecer as particularidades desta população. Os pais e responsáveis fornecem formas criativas de enfrentamento dos problemas mais comuns entre os pacientes. O estudante ao “acolher” o outro pode propor ações destinadas à saúde e ao bem-estar do paciente a partir de soluções viáveis e individualizadas.