SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS RELACIONADAS À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E MICROBIOTA PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Aula investigativa, Higienização das mãos, Microbiota, Ciência, Tecnologia e Sociedade.Resumo
A importância da higienização das mãos deve ser discutida em todos os níveis educacionais devido ao seu papel na interrupção da cadeia de transmissão de doenças. O objetivo consiste em apresentar uma sistematização de práticas educativas para abordagem das relações entre higienização das mãos e microbiota no ensino médio regular a fim de garantir uma interação dialógica nos processos de educação em saúde integrados à popularização da ciência. As atividades foram organizadas em duas etapas. A primeira etapa é caracterizada pela Aula Investigativa na qual a situação-problema é apresentada e os estudantes são estimulados a elaborar hipóteses e o delineamento experimental. Na segunda fase os estudantes discutem os resultados e as conclusões e consolidam os conhecimentos através do jogo educacional “Como eu me relaciono?”. As atividades construídas permitem uma participação mais ativa do estudante, além de favorecerem uma dinâmica em sala de aula que apresenta os aspectos da investigação científica.