SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS RELACIONADAS À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E MICROBIOTA PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Flávia Márcia Oliveira Departamento de Educação em Saúde. Campus Lagarto. Universidade Federal de Sergipe.
  • Tainah Lima Sousa Santana Departamento de Enfermagem. Campus Lagarto. Universidade Federal de Sergipe.
  • Daiany Costa de Jesus dos Santos
  • Lays Hevércia Silveira de Farias

Palavras-chave:

Aula investigativa, Higienização das mãos, Microbiota, Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Resumo

A importância da higienização das mãos deve ser discutida em todos os níveis educacionais devido ao seu papel na interrupção da cadeia de transmissão de doenças. O objetivo consiste em apresentar uma sistematização de práticas educativas para abordagem das relações entre higienização das mãos e microbiota no ensino médio regular a fim de garantir uma interação dialógica nos processos de educação em saúde integrados à popularização da ciência. As atividades foram organizadas em duas etapas. A primeira etapa é caracterizada pela Aula Investigativa na qual a situação-problema é apresentada e os estudantes são estimulados a elaborar hipóteses e o delineamento experimental. Na segunda fase os estudantes discutem os resultados e as conclusões e consolidam os conhecimentos através do jogo educacional “Como eu me relaciono?”. As atividades construídas permitem uma participação mais ativa do estudante, além de favorecerem uma dinâmica em sala de aula que apresenta os aspectos da investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Márcia Oliveira, Departamento de Educação em Saúde. Campus Lagarto. Universidade Federal de Sergipe.

Doutora em Ciências Biológicas (Imunologia).

Daiany Costa de Jesus dos Santos

Departamento de fisioterapia. Campus Lagarto. Universidade Federal de Sergipe.

Lays Hevércia Silveira de Farias

Departamento de fisioterapia. Campus Lagarto. Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2016-07-28

Como Citar

OLIVEIRA, F. M.; SANTANA, T. L. S.; SANTOS, D. C. de J. dos; DE FARIAS, L. H. S. SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS RELACIONADAS À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E MICROBIOTA PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 226–245, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18979. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência