A UNIVERSIDADE E SEU PAPEL SOCIAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO

Autores

  • Vera Lucia Freitag Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Indiara Sartori Dalmolin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiéli Vargas Muniz Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidnei Petroni Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador, Comunicação Interdisciplinar, Promoção da Saúde, Enfermagem

Resumo

Os riscos ocupacionais a que os motoristas e trocadores de ônibus estão expostos podem comprometer a sua saúde, gerando índices elevados de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, colocando em risco sua vida e da população. O objetivo desse estudo foi estruturar junto à comunidade funcional (condutores e trocadores) de uma empresa de transporte urbano, momentos de diálogo e educação em saúde reflexiva com a finalidade de sensibilizá-los, provocando mudanças positivas, no cenário das doenças relacionadas à profissão e promovendo a saúde dos mesmos. Utilizou-se o referencial de grupos operativos proposto por Zimerman, cuja finalidade é formar redes e espaços de debates e reflexões, possibilitando troca de conhecimentos e intensificação das preocupações com a qualidade de vida. A atividade laboral destes profissionais é desgastante, causando desequilíbrio emocional, afetivo e consequentemente estresse. Além de expor a riscos cardiovasculares, cerebrovasculares, lombalgias, mialgias, lesão por esforço repetitivo, entre outros problemas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Freitag, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Mestre em Ciências, Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaboticaba (RS), Brasil. E-mail: verafreitag@hotmail.com

Indiara Sartori Dalmolin, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis (SC), Brasil.

Fabiéli Vargas Muniz Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).

Sidnei Petroni, Universidade Federal de Santa Maria

Biólogo, Doutor em neuroanatomia, Professor adjunto da Univresidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões (RS).

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

1Enfermeira, Professora, Doutora, Professora adjunta - Graduação/Pós-graduação em Enfermagem/FEn/PPGEnf, Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Pelotas (RS), Brasil.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FREITAG, V. L.; DALMOLIN, I. S.; SCHNEIDER, F. V. M.; PETRONI, S.; MILBRATH, V. M. A UNIVERSIDADE E SEU PAPEL SOCIAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 66–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18984. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos