O PRÁXIS INTERDISCIPLINAR: OS ESCOLARES COMO MOTOR DAS MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ

Autores

  • LOURDY REGIS Universidade Federal da Integração Latino Americana

Palavras-chave:

Conscientização, Escola, Promoção da Saúde, Protagonismo, Trânsito Seguro.

Resumo

Como parte de um projeto de extensão que promove saúde de forma lúdico-didática, com alunos de escolas municipais de Foz do Iguaçu, Paraná, este artigo apresenta o resultado das atividades desenvolvidas por alunos matriculados na turma 1 da disciplina de Práticas Interdisciplinares VI, do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na Escola Municipal Vinícius de Moraes, no primeiro período de 2018. Com o objetivo de conscientizar as crianças de duas turmas de quinta série sobre a importância e a responsabilidade de atuar como multiplicadores e protagonistas que discutem os cuidados no trânsito e sensibilizem os membros de sua comunidade acerca dos temas, os incorporando no seu cotidiano. Ressaltou-se o significado da troca de conhecimento no processo de aprendizagem para os universitários, os ganhos na vivência extracurricular e também para as crianças que participaram de forma ativa das ações educativas e desenvolveram habilidades de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LOURDY REGIS, Universidade Federal da Integração Latino Americana

Graduando em Saúde Coletiva pela UNILA, com graduação interrumpida em Medicina na Universidad Técnologica de Santiago de los Caballeros, LOURDY REGIS foi membro do Programa de Educação Tutorial-PET do Ministério da Educação MEC. Em 2013 migrou para Porto Alegre, logo passou no vestibular de Relações Internacionais da UFRGS. No ano de 2016 foi escolhido para representar a comunidade acadêmica haitiana durante a visita do Secretário-geral das Nações Unidas o Dr. Ban Ki-moon. Atualmente  participa do grupo de pesquisa: Saúde Pública Baseada em Evidencias e é monitor de Direito Sanitário além de acompanhar de perto como voluntário vários outros projetos de extensão da dita universidade como: UNILA fala Francês, Rasanbleman e Liderança Comunitária para o SUS.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

REGIS, L. O PRÁXIS INTERDISCIPLINAR: OS ESCOLARES COMO MOTOR DAS MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19055. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência