O PRÁXIS INTERDISCIPLINAR: OS ESCOLARES COMO MOTOR DAS MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Palabras clave:
Conscientização, Escola, Promoção da Saúde, Protagonismo, Trânsito Seguro.Resumen
Como parte de um projeto de extensão que promove saúde de forma lúdico-didática, com alunos de escolas municipais de Foz do Iguaçu, Paraná, este artigo apresenta o resultado das atividades desenvolvidas por alunos matriculados na turma 1 da disciplina de Práticas Interdisciplinares VI, do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na Escola Municipal Vinícius de Moraes, no primeiro período de 2018. Com o objetivo de conscientizar as crianças de duas turmas de quinta série sobre a importância e a responsabilidade de atuar como multiplicadores e protagonistas que discutem os cuidados no trânsito e sensibilizem os membros de sua comunidade acerca dos temas, os incorporando no seu cotidiano. Ressaltou-se o significado da troca de conhecimento no processo de aprendizagem para os universitários, os ganhos na vivência extracurricular e também para as crianças que participaram de forma ativa das ações educativas e desenvolveram habilidades de vida.