O PROJETO “HIGIENE E SAÚDE NA ESCOLA”: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS A HIGIENE E SAÚDE ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Thayane Bueno dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Catarina Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fernando Lourenço Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Higiene geral, Saúde na escola, Jogos didáticos, Vídeos, PIBID.

Resumo

O projeto “Higiene e Saúde na Escola” surgiu através da demanda de uma comunidade escolar do campo em tratar assuntos referentes à higiene e algumas doenças infecciosas. Esse projeto teve como objetivo promover a saúde, a educação e a cidadania entre estudantes do ensino básico. As estratégias de ensino adotadas nesse trabalho foram oficinas com: vídeos educativos, jogos didáticos, palestras e leitura de textos sobre pediculose, dengue, doenças fúngicas, larva migrans (bicho geográfico), higiene bucal/pessoal. Essas estratégias adotadas facilitaram o aprendizado e reflexão dos estudantes frente aos hábitos de higiene para a promoção da saúde, prevenção de doenças infecciosas e resgate de autoestima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayane Bueno dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFTM

Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Ensino de Ciências por Investigação, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação. Atuou como professora de Ciências e Biologia na educação básica. Atualmente é professora no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Fernando Lourenço Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Ciências Biológicas; Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no curso de Ciências Biológicas/UFTM e foi coordenador do PIBID/subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

DOS SANTOS, T. B.; TEIXEIRA, C.; PEREIRA, F. L. O PROJETO “HIGIENE E SAÚDE NA ESCOLA”: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS A HIGIENE E SAÚDE ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19069. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica