O PROJETO “HIGIENE E SAÚDE NA ESCOLA”: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS A HIGIENE E SAÚDE ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Thayane Bueno dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Catarina Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fernando Lourenço Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Higiene geral, Saúde na escola, Jogos didáticos, Vídeos, PIBID.

Resumo

O projeto “Higiene e Saúde na Escola” surgiu através da demanda de uma comunidade escolar do campo em tratar assuntos referentes à higiene e algumas doenças infecciosas. Esse projeto teve como objetivo promover a saúde, a educação e a cidadania entre estudantes do ensino básico. As estratégias de ensino adotadas nesse trabalho foram oficinas com: vídeos educativos, jogos didáticos, palestras e leitura de textos sobre pediculose, dengue, doenças fúngicas, larva migrans (bicho geográfico), higiene bucal/pessoal. Essas estratégias adotadas facilitaram o aprendizado e reflexão dos estudantes frente aos hábitos de higiene para a promoção da saúde, prevenção de doenças infecciosas e resgate de autoestima.

Biografia do Autor

  • Thayane Bueno dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Licenciada em Ciências Biológicas pela UFTM
  • Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Ensino de Ciências por Investigação, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação. Atuou como professora de Ciências e Biologia na educação básica. Atualmente é professora no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.
  • Fernando Lourenço Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Licenciado em Ciências Biológicas; Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no curso de Ciências Biológicas/UFTM e foi coordenador do PIBID/subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica

Como Citar

O PROJETO “HIGIENE E SAÚDE NA ESCOLA”: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS A HIGIENE E SAÚDE ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19069. Acesso em: 22 dez. 2024.