O PROJETO “HIGIENE E SAÚDE NA ESCOLA”: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS A HIGIENE E SAÚDE ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Palabras clave:
Higiene geral, Saúde na escola, Jogos didáticos, Vídeos, PIBID.Resumen
O projeto “Higiene e Saúde na Escola” surgiu através da demanda de uma comunidade escolar do campo em tratar assuntos referentes à higiene e algumas doenças infecciosas. Esse projeto teve como objetivo promover a saúde, a educação e a cidadania entre estudantes do ensino básico. As estratégias de ensino adotadas nesse trabalho foram oficinas com: vídeos educativos, jogos didáticos, palestras e leitura de textos sobre pediculose, dengue, doenças fúngicas, larva migrans (bicho geográfico), higiene bucal/pessoal. Essas estratégias adotadas facilitaram o aprendizado e reflexão dos estudantes frente aos hábitos de higiene para a promoção da saúde, prevenção de doenças infecciosas e resgate de autoestima.