A GASTRONOMIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MORADIA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Rita de Cássia Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Teodora de Souza Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlene Azevedo Magalhães Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Estudantes, Comportamento alimentar, Culinária, Educação alimentar e nutricional, Promoção da saúde.

Resumo

Nesse artigo pretende-se descrever a metodologia e apresentar os resultados alcançados no projeto de extensão, em interface com a pesquisa, “Gastronomia na Moradia”. Essa ação foi realizada junto as estudantes residentes na moradia universitária da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG, Brasil, com o intuito de instrumentaliza-los para a elaboração de suas próprias refeições nesse ambiente. Para tanto, caracterizou-se social e nutricionalmente os estudantes, planejou-se e executou-se oficinas gastronômicas, e avaliou-se a efetividade dessas práticas como estratégia de intervenção nutricional. O perfil dos estudantes que participaram dessa ação revelou importante taxa de sobrepeso e obesidade grau I e inadequados modos alimentares relacionados à ingestão e hábitos diversos de consumo. Por fim, a gastronomia apresentou-se como um mecanismo efetivo para o processo de ensino aprendizagem sobre alimentação saudável e adequada na moradia universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista, Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil.

Mariana Teodora de Souza Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista.

Marlene Azevedo Magalhães Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista, Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

RIBEIRO, R. de C.; REIS, M. T. de S.; MONTEIRO, M. A. M. A GASTRONOMIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MORADIA UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19074. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica