UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES

Autores

  • Beatriz de Castro Magalhães Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil
  • Maiara Bezerra Dantas Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil
  • Caik Ferreira Silva Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil
  • Adriana Vieira Nobre Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil
  • ROSELY LEYLIANE DOS SANTOS Universidade Regional do Cariri – URCA. Ceará- Brasil

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Adolescente, Saúde sexual.

Resumo

Este artigo relata a experiência de acadêmicos de enfermagem, junto aos adolescentes, por meio do uso de metodologias ativas, na abordagem da temática saúde sexual e reprodutiva. Trata-se de relato de experiência, mediante vivência, por intermédio do Projeto de Extensão Promovendo a Saúde na Escola, no ano de 2017, na cidade de Iguatu – CE. Embora, alguns adolescentes expressarem-se intimidados, o jogo de perguntas e respostas proporcionou fomento e discussão de aspectos atrelados à sexualidade. A experiência revelou que a enfermagem se destaca como relevante ao executar atividades educativas por intermédio de metodologias ativas, para a (re)orientação de questões pertinentes à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Evidencia-se a necessidade de ampliar a discussão quanto à sexualidade com a proposição de metodologias ativas no exercício do enfermeiro frente à adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Castro Magalhães, Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil

Graduanda em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu. Departamento de enfermagem. Área: Ciências da Saúde.

Maiara Bezerra Dantas, Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil

Graduanda em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu. Departamento de enfermagem. Área: Ciências da Saúde.

Caik Ferreira Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil

Graduando em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu. Departamento de enfermagem. Área: Ciências da Saúde.

Adriana Vieira Nobre, Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu- Ceará- Brasil

Graduanda em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri – URCA. Iguatu. Departamento de enfermagem. Área: Ciências da Saúde.

ROSELY LEYLIANE DOS SANTOS, Universidade Regional do Cariri – URCA. Ceará- Brasil

Doutoranda em enfermagem pela Universididade Federal do Ceará(UFC). Docente da Universidade Regional do Cariri. Departamento de enfermagem. Área: Ciências da Saúde.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-24

Como Citar

MAGALHÃES, B. de C.; DANTAS, M. B.; SILVA, C. F.; NOBRE, A. V.; SANTOS, R. L. D. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19081. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica