PROJETO DE EXTENSÃO BIOEDUCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Projeto de extensão, Prática pedagógica, ReflexãoResumo
A reflexão acerca da educação inclusiva no contexto brasileiro faz-se vital para o contínuo processo de aperfeiçoamento da prática pedagógica. Assim, o projeto de extensão Bioeduca da Universidade Regional de Blumenau (FURB), durante análise das aulas práticas de ciências propostas à EBM Machado de Assis, se deparou com a realidade da educação inclusiva. A fim de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem voltado para educandos com necessidades educacionais especiais, esse artigo objetiva analisar a atuação do projeto através da experiência da aluna Larissa, 13 anos. Dessa forma, foi solicitado à estudante a elaboração de um texto reflexivo descrevendo suas experiências, destacando o que mais lhe agradou e sugerindo mudanças. A partir das reflexões feitas, concluímos que aulas compreensíveis e inclusivas foram executadas, mas que é necessário refletir ainda mais sobre a preparação dos educadores, assim como sobre materiais didáticos em braille.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-11
Como Citar
WAGNER, S.; FRISKE, A. J. L.; HOSTIN, D.; LUNKES, E. A.; LOES, G.; ANTONIO, G. B. da L.; LOPES, M. C.; DA SILVA, N. D.; DOS SANTOS, S. PROJETO DE EXTENSÃO BIOEDUCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19095. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de experiência