PROJETO DE EXTENSÃO BIOEDUCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Simone Wagner Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Anna Júlia Laue Friske Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Daniela Hostin Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Eduardo Augusto Lunkes Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gabriel Loes Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Geórgia Backes da Luz Antonio Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Manoelli Cardoso Lopes Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nathan Decker da Silva Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Sabrina dos Santos Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Projeto de extensão, Prática pedagógica, Reflexão

Resumo

A reflexão acerca da educação inclusiva no contexto brasileiro faz-se vital para o contínuo processo de aperfeiçoamento da prática pedagógica. Assim, o projeto de extensão Bioeduca da Universidade Regional de Blumenau (FURB), durante análise das aulas práticas de ciências propostas à EBM Machado de Assis, se deparou com a realidade da educação inclusiva. A fim de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem voltado para educandos com necessidades educacionais especiais, esse artigo objetiva analisar a atuação do projeto através da experiência da aluna Larissa, 13 anos. Dessa forma, foi solicitado à estudante a elaboração de um texto reflexivo descrevendo suas experiências, destacando o que mais lhe agradou e sugerindo mudanças. A partir das reflexões feitas, concluímos que aulas compreensíveis e inclusivas foram executadas, mas que é necessário refletir ainda mais sobre a preparação dos educadores, assim como sobre materiais didáticos em braille.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Wagner, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Formada em Ciências Biológicas - Universidade de Brasilia-UnBDoutorado em Biologia Animal - UnBDocente da FURB desde 2002Trabalha com ciências nas escolas desde 2016 e com educação ambientalTutora PET/Biologia/FURB desde 2016

Anna Júlia Laue Friske, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Daniela Hostin, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Eduardo Augusto Lunkes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Gabriel Loes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Geórgia Backes da Luz Antonio, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Manoelli Cardoso Lopes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Nathan Decker da Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Sabrina dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Bolsista do PET/Biologia/FURB

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

WAGNER, S.; FRISKE, A. J. L.; HOSTIN, D.; LUNKES, E. A.; LOES, G.; ANTONIO, G. B. da L.; LOPES, M. C.; DA SILVA, N. D.; DOS SANTOS, S. PROJETO DE EXTENSÃO BIOEDUCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19095. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência