O USO DO JOGO DE TABULEIRO HUMANO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NA INFÂNCIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2021.21961

Palavras-chave:

Acidentes domésticos, Prevenção de acidentes, Enfermagem pediátrica, Criança, Jogos e brinquedos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem – integrantes do projeto de extensão “Acidentes domésticos na infância não é brincadeira”, da Universidade Federal do Pará (UFPA)– na realização da atividade lúdica “Tabuleiro Humano”, sobre a prevenção de acidentes domésticos na infância. Foi utilizada uma metodologia lúdica de ensino, em forma de tabuleiro, utilizando os próprios participantes como peças vivas do tabuleiro. A atividade foi realizada em dezembro de 2019, na classe hospitalar anexa ao setor de internação pediátrica de um hospital universitário de Belém-PA. O público-alvo foram crianças internadas na ala pediátrica, com seus respectivos acompanhantes. Compreende-se que as ações desenvolvidas com o uso de tecnologias educativas lúdicas foram de extrema relevância para promover a educação em saúde, principalmente quando se trata do atendimento ao público infantil.

Biografia do Autor

  • Lorena Gomes de Araújo, Universidade Federal do Pará

    Graduanda

  • Edficher Margotti, Universidade Federal do Pará

    Docente

  • Amanda Gabrielly Miguel Rocha, Universidade Federal do Pará

    Graduanda

  • Melissa Barbosa Martins, Universidade Federal do Pará

    Graduanda

  • Gilcynara Maria Moura Rodrigues, Universidade Federal do Pará

    Graduanda

  • Natalia Tifanny da Conceição, Universidade Federal do Pará

    Graduanda

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Publicado

2021-07-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DO JOGO DE TABULEIRO HUMANO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 199–222, 2021. DOI: 10.35699/2318-2326.2021.21961. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/21961. Acesso em: 22 dez. 2024.