A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE ORIENTADA ENQUANTO RESISTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA
POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS
Palavras-chave:
Extensão universitária, Emancipação, Universidade pública, Justiça cognitivaResumo
A extensão universitária vem sendo exaustivamente discutida na América Latina, seja em sua vertente de prestação de serviço e transferência de conhecimento, seja em sua vertente comunitária, atenta às demandas sociais de seu entorno. O presente estudo, de natureza bibliográfica, se propõe a retomar a reflexão sobre as potencialidades emancipatórias da extensão universitária no contexto latino-americano. Para isso, nos valemos das categorias do pensamento abissal para fundamentar a origem cognitiva da injustiça social e pensar a extensão enquanto possibilidade de resistência epistemológica e política, discutindo o modelo de universidade subjacente a essa possibilidade. Ancorados na perspectiva de educação libertadora, apresentamos ainda os elementos que pensamos ser qualificadores da extensão capaz de colaborar para este projeto. Identificamos por fim, os desafios para a concretização de um outro projeto universitário, no qual a extensão figure enquanto articuladora da formação crítica e da pesquisa
situada.
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