A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE ORIENTADA ENQUANTO RESISTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA

POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS

Autores

Palavras-chave:

Extensão universitária, Emancipação, Universidade pública, Justiça cognitiva

Resumo

A extensão universitária vem sendo exaustivamente discutida na América Latina, seja em sua vertente de prestação de serviço e transferência de conhecimento, seja em sua vertente comunitária, atenta às demandas sociais de seu entorno. O presente estudo, de natureza bibliográfica, se propõe a retomar a reflexão sobre as potencialidades emancipatórias da extensão universitária no contexto latino-americano. Para isso, nos valemos das categorias do pensamento abissal para fundamentar a origem cognitiva da injustiça social e pensar a extensão enquanto possibilidade de resistência epistemológica e política, discutindo o modelo de universidade subjacente a essa possibilidade. Ancorados na perspectiva de educação libertadora, apresentamos ainda os elementos que pensamos ser qualificadores da extensão capaz de colaborar para este projeto. Identificamos por fim, os desafios para a concretização de um outro projeto universitário, no qual a extensão figure enquanto articuladora da formação crítica e da pesquisa
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Biografia do Autor

Loryne Viana de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas- Campinas- São Paulo-Brasil

Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2012) com ênfase em Lógica, Filosofia da Ciência, e Epistemologia. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (2019) tendo pesquisado o desenvolvimento de produto educacional para formação docente em ciências com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade. Atualmente está vinculada ao Doutorado em Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas, se interessando pelo tema Estratégias de Ciência e Tecnologia e Atores Sociais. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (D 301) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, desde 2014, atualmente em exercício no Campus Estrutural. Nesta mesma instituição desenvolve ações de pesquisa e extensão diversas e atua no ensino de nível médio, técnico e superior, ministrando disciplinas de filosofia geral, lógica, ética, educação e correlatas em cursos em diferentes eixos tecnológicos.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

VIANA DE OLIVEIRA, L. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOCIALMENTE ORIENTADA ENQUANTO RESISTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA: POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/33737. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos