Os ENCONTROS MINEIROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: ESPAÇO DE PARTILHA E CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores

  • Debora Coimbra Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil
  • Milton Antonio Auth Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil
  • Alessandra Riposati Arantes Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil
  • Adevailton Bernardo dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Extensão universitária, Socialização de saberes docentes

Resumo

Neste trabalho, realizou-se uma investigação baseada na análise dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, de 2017 a 2019, com o objetivo de apresentar a consolidação e a importância deste evento extensionista como espaço de formação de professores, tanto inicial quanto continuada. O evento ocorre anualmente na região do Triângulo Mineiro e preconiza a promoção do diálogo, a socialização de resultados de experiências didático-pedagógicas entre licenciandos, professores da educação básica e do ensino superior. A partir da análise dos trabalhos ficou evidenciado que os professores em exercício e licenciandos têm participado ativamente do evento, cumprindo seu caráter extensionista e contribuindo com o processo educativo.

Biografia do Autor

  • Debora Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil

    Professora do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos 

  • Milton Antonio Auth, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil

    Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

     

  • Alessandra Riposati Arantes, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

    Professora do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física (InFis/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo

     

  • Adevailton Bernardo dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

    Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física (InFis/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutor em Física Aplicada à Medicina e à Biologia pela Universidade de São Paulo

     

Referências

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os ENCONTROS MINEIROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: ESPAÇO DE PARTILHA E CONSTRUÇÃO DE SABERES. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34030. Acesso em: 26 dez. 2024.