Os ENCONTROS MINEIROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: ESPAÇO DE PARTILHA E CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores

  • Debora Coimbra Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil
  • Milton Antonio Auth Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil
  • Alessandra Riposati Arantes Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil
  • Adevailton Bernardo dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Extensão universitária, Socialização de saberes docentes

Resumo

Neste trabalho, realizou-se uma investigação baseada na análise dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, de 2017 a 2019, com o objetivo de apresentar a consolidação e a importância deste evento extensionista como espaço de formação de professores, tanto inicial quanto continuada. O evento ocorre anualmente na região do Triângulo Mineiro e preconiza a promoção do diálogo, a socialização de resultados de experiências didático-pedagógicas entre licenciandos, professores da educação básica e do ensino superior. A partir da análise dos trabalhos ficou evidenciado que os professores em exercício e licenciandos têm participado ativamente do evento, cumprindo seu caráter extensionista e contribuindo com o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos 

Milton Antonio Auth, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil

Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

 

Alessandra Riposati Arantes, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física (InFis/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo

 

Adevailton Bernardo dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física (InFis/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

Doutor em Física Aplicada à Medicina e à Biologia pela Universidade de São Paulo

 

Referências

Belieri, C. M.; Sforni, M. S. F. (2017). Ações docentes no ensino de filosofia no ensino médio. Quaestio, 19(3), 689-710. http://doi.org/d6wz.

Cacciamani, J. L. M.; Galiazzi, M. C. (2013). Os Encontros Sobre Investigação na Escola: espaçotempo de formação acadêmico profissional de professores de Química. Contexto & Educação, 27(88), 263-296. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.263-296.

Cachapuz, A. (2021). Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa. Revista Internacional de Formação de Professores, 6, e021007. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/339.

Candau, V. M. F. (1996). Formação continuada de professores: tendências atuais. In A. M. M. R. Reali; M. G. N. Mizukami (Orgs.), Formação de professores: tendências atuais (pp. 139-152). São Carlos: EDUFSCar.

Ceolin, T. (2012). Os encontros sobre investigação na escola: uma contribuição a formação continuada. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Regional do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil. https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/622.

Ferreira, J. S.; Santos, J. H.; Costa, B. O. (2015). Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 37(3), 289-298.

Gama, M. E.; Terrazzan, E. A. (2012). Encontros e desencontros nos processos de formação continuada de professores em escolas públicas de educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 4(7), 126-140.

Harres, J. B. S. (2004). A Rede de Investigação na Escola: uma experiência em gestação. Nodos y Nudos, 2(16), 69-78.

Ludke, M.; André, M. E. D. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192"Itemid=30192.

Moura, P. C.; Viamonte, A. J. (2006). Jogos matemáticos como recurso didáctico. Revista da Associação de Professores de Matemática, Lisboa. https://docplayer.com.br/298911-Jogos-matematicos-como-recurso-didactico-paula-cristina-moura-ana-julia-viamonte-universidade-portucalense-paulacmouraster-gmail-com-ajs-upt.html"ura-ana-julia-viamonte-universidade-portucalense-paulacmouraster-gmail-com-ajs-upt.html.

Nez, E. (2014). Da sala de aula ao cinema universitário: um relato da interface ensino, pesquisa e extensão. Expressa Extensão, 19(1), 109-123.

Resolução CONSUN n.º 25, de 22 de novembro de 2019. (2019). Estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. Uberlândia, MG. http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-25.pdf.

Rodrigues, P. A. M.; Cerdas, L.; Paschoalino, J. B. Q. (2017). Aproximações e propostas de parceria entre universidade e escola na formação de professores: uma análise a partir dos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições da ANPEd (2010-2015). In Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd, São Luís, MA, Brasil. http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT08_1202.pdf.

Teixeira, Y. B. S.; Antunes, E. P. (2021). Qual é a importância dos congressos científicos? Visões de pós-graduandos e docentes da Química de uma universidade pública. Research, Society and Development, 10(5), e34910515098.

Terrazzan, E. A.; Gama, M. E. (2007). Condicionantes para a formação continuada de professores em escolas de educação básica. Educação & Linguagem, 10(15), 161-192.

Vigotsky, L. S. (2006). Obras Escogidas IV. Madrid: Visor.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

COIMBRA, D.; AUTH, M. A. .; ARANTES, A. R. .; SANTOS, A. B. dos . Os ENCONTROS MINEIROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: ESPAÇO DE PARTILHA E CONSTRUÇÃO DE SABERES. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34030. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos