ENCONTROS MINEIROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: place to share and building knowledges

Authors

  • Debora Coimbra Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil
  • Milton Antonio Auth Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil
  • Alessandra Riposati Arantes Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil
  • Adevailton Bernardo dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

Keywords:

Formação de Professores, Extensão universitária, Socialização de saberes docentes

Abstract

In this work, an investigation was carried out based on the analysis of works published in the annals of Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, from 2017 to 2019, with the aim of presenting the consolidation and the importance of this extension event as a space for teacher training, both initial as well as continued. The event takes place annually in the region of Triângulo Mineiro, and advocates the promotion of dialogue, and sharing the results of didactic-pedagogical experiences among undergraduate students, and teachers from both basic and higher education. From the analysis of the works, it is evident that teachers in exercise and undergraduates have actively participated in the event, fulfilling its extension character and contributing to the educational process.

Author Biographies

  • Debora Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil

    Professora do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos 

  • Milton Antonio Auth, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal – Ituiutaba/MG – Brasil

    Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

     

  • Alessandra Riposati Arantes, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

    Professora do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física (InFis/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo

     

  • Adevailton Bernardo dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica – Uberlândia/MG – Brasil

    Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física (InFis/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU)

    Doutor em Física Aplicada à Medicina e à Biologia pela Universidade de São Paulo

     

References

Belieri, C. M.; Sforni, M. S. F. (2017). Ações docentes no ensino de filosofia no ensino médio. Quaestio, 19(3), 689-710. http://doi.org/d6wz.

Cacciamani, J. L. M.; Galiazzi, M. C. (2013). Os Encontros Sobre Investigação na Escola: espaçotempo de formação acadêmico profissional de professores de Química. Contexto & Educação, 27(88), 263-296. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.263-296.

Cachapuz, A. (2021). Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa. Revista Internacional de Formação de Professores, 6, e021007. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/339.

Candau, V. M. F. (1996). Formação continuada de professores: tendências atuais. In A. M. M. R. Reali; M. G. N. Mizukami (Orgs.), Formação de professores: tendências atuais (pp. 139-152). São Carlos: EDUFSCar.

Ceolin, T. (2012). Os encontros sobre investigação na escola: uma contribuição a formação continuada. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Regional do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil. https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/622.

Ferreira, J. S.; Santos, J. H.; Costa, B. O. (2015). Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 37(3), 289-298.

Gama, M. E.; Terrazzan, E. A. (2012). Encontros e desencontros nos processos de formação continuada de professores em escolas públicas de educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 4(7), 126-140.

Harres, J. B. S. (2004). A Rede de Investigação na Escola: uma experiência em gestação. Nodos y Nudos, 2(16), 69-78.

Ludke, M.; André, M. E. D. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192"Itemid=30192.

Moura, P. C.; Viamonte, A. J. (2006). Jogos matemáticos como recurso didáctico. Revista da Associação de Professores de Matemática, Lisboa. https://docplayer.com.br/298911-Jogos-matematicos-como-recurso-didactico-paula-cristina-moura-ana-julia-viamonte-universidade-portucalense-paulacmouraster-gmail-com-ajs-upt.html"ura-ana-julia-viamonte-universidade-portucalense-paulacmouraster-gmail-com-ajs-upt.html.

Nez, E. (2014). Da sala de aula ao cinema universitário: um relato da interface ensino, pesquisa e extensão. Expressa Extensão, 19(1), 109-123.

Resolução CONSUN n.º 25, de 22 de novembro de 2019. (2019). Estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. Uberlândia, MG. http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-25.pdf.

Rodrigues, P. A. M.; Cerdas, L.; Paschoalino, J. B. Q. (2017). Aproximações e propostas de parceria entre universidade e escola na formação de professores: uma análise a partir dos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições da ANPEd (2010-2015). In Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd, São Luís, MA, Brasil. http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT08_1202.pdf.

Teixeira, Y. B. S.; Antunes, E. P. (2021). Qual é a importância dos congressos científicos? Visões de pós-graduandos e docentes da Química de uma universidade pública. Research, Society and Development, 10(5), e34910515098.

Terrazzan, E. A.; Gama, M. E. (2007). Condicionantes para a formação continuada de professores em escolas de educação básica. Educação & Linguagem, 10(15), 161-192.

Vigotsky, L. S. (2006). Obras Escogidas IV. Madrid: Visor.

Published

2022-12-31

How to Cite

ENCONTROS MINEIROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: place to share and building knowledges. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34030. Acesso em: 28 may. 2025.