VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM UMA ESTAÇÃO DA JUVENTUDE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Comunitária; Educação em Saúde; Adolescente

Resumo

Neste artigo, descreve-se o programa educativo aplicado junto aos adolescentes em uma Estação da Juventude a partir de vivências extensionistas de Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, realizado em uma Estação da Juventude. Implementaram-se abordagens grupais sobre: afetividade; infecções sexualmente transmissíveis; saúde mental; cultura de paz; dados antropométricos; alimentação; circuito psicomotor; saúde bucal; valores éticos e morais; e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O relato de experiência ocorreu mediante observação e descrição das ações. Realizaram-se ações extensionistas em 12 intervenções com 15 adolescentes, sendo 9 (60%) deles do sexo feminino e 6 (40%) do sexo masculino, com faixa etária de 11 a 17 anos. Inferiu-se aprendizado significativo acerca dos condicionantes em saúde e aperfeiçoamento dos conhecimentos técnico-científicos em face da educação em saúde como estratégia de cuidado. O programa educativo oportunizou a compreensão acerca dos fatores biopsicossociais relacionados ao autocuidado em saúde. Assim, sugere-se mais ações de intervenção e estudos com avaliações de efetividade desses programas educativos em saúde.

Biografia do Autor

  • Manoelise Linhares Ferreira Gomes, Universidade Estadual do Ceará

    Enfermeira. Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Aline Ávila Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

    Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Jade Maria Albuquerque de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Enfermeira. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

  • Isabelle Frota Ribeiro Queiroz, Universidade Federal do Ceará

    Enfermeira. Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM UMA ESTAÇÃO DA JUVENTUDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34170. Acesso em: 22 dez. 2024.