TDAH

AVALIAÇÃO SOBRE CONHECIMENTOS E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE SÃO JOÃO DEL-REI

Autores

  • Ana Catarina de Almeida Pinho Lara UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • André de Moura Pedrosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • Alessa Maria Leal Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • Ana Letícia Senobio dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2619-7126
  • Blenda Carvalho Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • Daniel Martins Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • Eduardo Ferreira Antunes CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
  • Rafael Fonseca Drumond UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Palavras-chave:

TDAH, Professores, Saúde Mental, Capacitação

Resumo

Este é um relato de experiência resultante de projeto de extensão voltado para a capacitação de professores das redes pública e privada de São João del-Rei a respeito do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade). Pelo viés metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica seguida da elaboração de um
questionário para avaliar o nível de conhecimento dos docentes sobre o transtorno, bem como as dificuldades
enfrentadas e as estratégias já acionadas. A atividade de capacitação foi realizada em formato remoto a partir
de materiais de divulgação científica, elaborados pelo próprio grupo extensionista. O retorno dos professores
indicou que a capacitação foi positiva e que há uma demanda para encontros com tal objetivo. Esperou-se, assim, capacitar os docentes participantes para lidarem com o transtorno, com o fito de melhorar a qualidade de
vida e o prognóstico dos portadores, assim como de aperfeiçoar a relação escola/família/sistema de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Letícia Senobio dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

American Academy of Pediatrics. (2011). Committee on Quality Improvement and Subcommittee on Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Clinical practice guideline: diagnosis and evaluation of the child with attention-deficit/hyperactivity disorder. Pediatrics, 105(5), 1158-1170.

American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.

Barkley, R. A., & Pfiffner, K. J. (2002). Rumo à escola com o pé direito: Administrando a educação de seu filho. In Barkley, R. A. (Org.), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): Guia completo e autorizado para pais, professores e profissionais da saúde. Artmed Editora.

Biederman, J. (2005). Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biological psychiatry, 57(11), 1215-1220.

Caliman, L. V. (2010). Notas sobre a história oficial do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Psicologia: ciência e profissão, 30(1), 46-41.

Carreiro, L. R. R., Lima, D.P., Marques, M.A.A., Araújo, M.V., & Teixeira, M.C.T.V. (2007). Estudo exploratório sobre o conhecimento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade entre professores de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbio do Desenvolvimento, 7(1), 34-52.

Carreiro, L. R. R., Cerdeira, M.E.,Palaria, A.C.Z., & Araújo, M.V. (2018). Sinais de desatenção e hiperatividade na escola: análise dos relatos dos professores sobre suas expectativas e modos de lidar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 10(1).

Corkum, P., Elik, N., Blotnicky-Gallant, P.A.C., McGonnell, M., & McGrath, P. (2019). Web-based intervention for teachers of elementary students with ADHD: Randomized controlled trial. Journal of attention disorders, 23(3), 257-269.

Cortez, M. T. (2015). O desempenho cognitivo e escolar da criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais].

Criança, C. A. (2014). Cartilha da Inclusão Escolar: inclusão baseada em evidências científicas. Ed. Instituto Glia.

Dupaul, G. J., & Power, T. J. (2000). Educational interventions for students with attention-deficit disorders. In Brown, T. E. (Org.), Attention-deficit disorders and comorbidities in children, adolescents, and adults (pp.607-635). American Psychiatric Publishing, Inc.

Gomes, M., Palmini, A., Barbirato, F., Rohde, L.A., & Mattos, P. (2007). Conhecimento sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade no Brasil. Jornal brasileiro de psiquiatria, 56(2), 94-101.

Kent, K. M., Pelham, W.E., Jr., Molina, B.S.G., Sibley, M.H., Waschbusch, D.A., Yu, J., Gnagy, E.M., Biswas, A., Babinski, D.E., & Karch, K.M. (2011). The academic experience of male high school students with ADHD. Journal of Abnormal Child Psychology, 39, 451-462.

Landskron, L. M. F., & Sperb, T. M. (2008). Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo. Psicologia escolar e educacional, 12(1), 153-167.

Langberg, J. M., Molina, B.S.G., Arnold, L.E., Epstein, J.N., Altaye, M., Hinshaw, S.P., Swanson, J.M., Wigal, T., & Hechtman, L. (2011). Patterns and predictors of adolescent academic achievement and performance in a sample of children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 40(4), 519-531.

Paiano, R., Carvalho, A.C.R., Flor, C.M., Abissamra, R.G.C., & Carreiro, L.R.R. (2019). Programas de intervenção para alunos com TDAH no contexto escolar: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação Especial, 32.

Pelham, W. E., Jr. (1999). The NIMH multimodal treatment study for attention-deficit hyperactivity disorder: Just say yes to drugs alone?. The Canadian Journal of Psychiatry, 44(10), 981-990.

Pfiffner, L. J., Barkley, R. A., & Dupaul, G. J. (2008). Tratamento do TDAH em ambientes escolares. In Barkley, R. A. (Org.), Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento (3th ed., pp.559-601). Artmed Editora.

Pfiffner, L. J., Villodas, M., Kaiser, N., Rooney, M., & McBurnett, K. (2013). Educational Outcomes of a Collaborative School–Home Behavioral Intervention for ADHD. School Psychology Quarterly: The Official Journal of the Division of School Psychology, 28(1), 25-36.

Rossi, L. R. (2008). Efeitos de um programa pedagógico-comportamental sobre TDAH para professores do ensino fundamental [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista].

Publicado

2023-07-22

Como Citar

DE ALMEIDA PINHO LARA, A. C.; DE MOURA PEDROSA, A.; MARIA LEAL MORAIS, A.; SENOBIO DOS SANTOS, A. L.; CARVALHO NOGUEIRA, B.; MARTINS FERREIRA, D.; FERREIRA ANTUNES, E.; FONSECA DRUMOND, R. TDAH: AVALIAÇÃO SOBRE CONHECIMENTOS E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE SÃO JOÃO DEL-REI. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34414. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos