ODONTOLOGIA DE PORTAS ABERTAS (OPA)

UMA AÇÃO DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS DO CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA DA UNIFAL-MG

Autores

Palavras-chave:

Integração Social, Universidades, Evasão Escolar

Resumo

O propósito deste estudo foi relatar as atividades e resultados da ação “Odontologia de Portas Abertas (OPA)”, realizada no primeiro semestre de 2020, pelo grupo: PET-Odontologia da UNIFAL. Essa ação se iniciou em 2016 e seu público específico são os calouros do curso de odontologia. Na ação, são apresentadas a universidade e a grade curricular, incluindo demonstrações práticas de procedimentos odontológicos, visitação e atividades integrativas. Ao final, os participantes são convidados a preencher um formulário de avaliação da ação. A ação contou com 25 participantes, sendo que todos eles indicaram o evento para possíveis interessados e julgaram como importantes os temas expostos. Também classificaram como “ótimo”, em sua maioria, a atuação dos palestrantes, programação e divulgação do evento. Portanto, conclui-se que a ação é de grande importância para a acolhida ao calouro pelo seu caráter integrativo, e sugere-se que essa iniciativa possa contribuir para a redução da evasão dos estudantes do curso de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jader Bueno de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas



Laísa Santos Vilela, Universidade Federal de Alfenas



Mateus Silva Beker dos Reis, Universidade Federal de Alfenas


Alfenas, MG, Brasil

Marcela Filié Haddad, Universidade Federal de Alfenas



Referências

Ambiel, R. A. M., dos Santos, A. A. A., & Dalbosco, S. N. P. (2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, 47(4), 288-297.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. (1996). Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF: MEC/SESU.

Gama, A.B., JUNQUEIRA, B. F. P., Da Silva, E. G., ABBADE. F. L., & Costa, J. F. B. (2010) Estudo sobre o stress dos alunos calouros da UNICAMP. Revista Ciência do Ambiente On-Line, 10(6), 39-43.<http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/nova/index.php/be310/article/view/224/170>

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37. <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?format=html>

Moreno, P. F., & Soares, A. B. (2014). O que vai acontecer quando eu estiver na universidade? Expectativas de jovens estudantes brasileiros. Aletheia, (45). <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/3254>

Oliveira, F., da Rosa, H. F., de Oliveira, T. S., da Silva, G. C., & Pecanha, F. M. (2017). RECEPÇÃO DOS CALOUROS: SOB O OLHAR PETIANO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9(1).<https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/85829>

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, 12(1), 185-202. <https://www.scielo.br/j/pee/a/vH9zX7jBvg8f8YxqBDqYyqH/abstract/?lang=pt>

Vasco, V. R., Pedroso, C. F., Rosa, F., Moreira, I., Batista, K., Esteves, L., ... & Barbosa, M. (2012). Recepção dos calouros: projeto de ensino desenvolvido pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de enfermagem da Universidade Federal de Goiás. <http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pet/trabalhos-pet/pet-vanessa-romeiro.pdf>

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

GONZAGA, V. R.; OLIVEIRA, J. B. de; VILELA, L. S.; REIS, M. S. B. dos; HADDAD, M. F. ODONTOLOGIA DE PORTAS ABERTAS (OPA): UMA AÇÃO DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS DO CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA DA UNIFAL-MG. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/35218. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos