ODONTOLOGIA DE PORTAS ABERTAS (OPA)
UMA AÇÃO DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS DO CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA DA UNIFAL-MG
Palavras-chave:
Integração Social, Universidades, Evasão EscolarResumo
O propósito deste estudo foi relatar as atividades e resultados da ação “Odontologia de Portas Abertas (OPA)”, realizada no primeiro semestre de 2020, pelo grupo: PET-Odontologia da UNIFAL. Essa ação se iniciou em 2016 e seu público específico são os calouros do curso de odontologia. Na ação, são apresentadas a universidade e a grade curricular, incluindo demonstrações práticas de procedimentos odontológicos, visitação e atividades integrativas. Ao final, os participantes são convidados a preencher um formulário de avaliação da ação. A ação contou com 25 participantes, sendo que todos eles indicaram o evento para possíveis interessados e julgaram como importantes os temas expostos. Também classificaram como “ótimo”, em sua maioria, a atuação dos palestrantes, programação e divulgação do evento. Portanto, conclui-se que a ação é de grande importância para a acolhida ao calouro pelo seu caráter integrativo, e sugere-se que essa iniciativa possa contribuir para a redução da evasão dos estudantes do curso de Odontologia.
Referências
Ambiel, R. A. M., dos Santos, A. A. A., & Dalbosco, S. N. P. (2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, 47(4), 288-297.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. (1996). Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF: MEC/SESU.
Gama, A.B., JUNQUEIRA, B. F. P., Da Silva, E. G., ABBADE. F. L., & Costa, J. F. B. (2010) Estudo sobre o stress dos alunos calouros da UNICAMP. Revista Ciência do Ambiente On-Line, 10(6), 39-43.<http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/nova/index.php/be310/article/view/224/170>
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37. <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?format=html>
Moreno, P. F., & Soares, A. B. (2014). O que vai acontecer quando eu estiver na universidade? Expectativas de jovens estudantes brasileiros. Aletheia, (45). <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/3254>
Oliveira, F., da Rosa, H. F., de Oliveira, T. S., da Silva, G. C., & Pecanha, F. M. (2017). RECEPÇÃO DOS CALOUROS: SOB O OLHAR PETIANO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9(1).<https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/85829>
Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, 12(1), 185-202. <https://www.scielo.br/j/pee/a/vH9zX7jBvg8f8YxqBDqYyqH/abstract/?lang=pt>
Vasco, V. R., Pedroso, C. F., Rosa, F., Moreira, I., Batista, K., Esteves, L., ... & Barbosa, M. (2012). Recepção dos calouros: projeto de ensino desenvolvido pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de enfermagem da Universidade Federal de Goiás. <http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pet/trabalhos-pet/pet-vanessa-romeiro.pdf>