O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
UM RELATO VIVENCIAL NO CENÁRIO ONCOLÓGICO
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), COVID-19, Extensão acadêmica, Estudantes de Medicina, OncologiaResumo
A pandemia da COVID-19 acarretou impedimentos no funcionamento social, sendo que muitas atividades, dentre elas a extensão acadêmica, foram mantidas por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O artigo mostra como o Projeto Pronto Sorriso, projeto de extensão baseado na arteterapia e palhaçoterapia, serviu-se de ferramentas digitais para atingir seu público alvo. Ainda, analisar o grau de aproveitamento das TICs pelos extensionistas discentes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esse estudo trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, retrospectiva, qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário online, no qual foi utilizado a escala Likert para avaliação das questões objetivas e a Análise Temática de Conteúdo para questões subjetivas. Constatamos a proficuidade das TICs como instrumento para cumprir os objetivos do projeto e potencializar a rotina acadêmica dos estudantes.
Downloads
Referências
Al-Maroof, R. S., Salloum, S. A., Hassanien, A. E., & Shaalan, K. (2020). Fear from COVID-19 and technology adoption: the impact of Google Meet during Coronavirus pandemic. Interactive Learning Environments, 1–16. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10494820.2020.1830121
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. In São Paulo: Edições 70 (70th ed., p. 276). Disponível em:
Brasil, Casa Civil. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. (1990). Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial Da União, 20.
CANI, J. B., Sandrini, E. G. C., SOARES, G. M., & SCALZER, K. (2020). Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, 6(1), 23–39. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713
Carbonari, M. E. E., & Pereira, A. C. (2007). A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, 10(10). Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/educ/article/view/2133
Curran, V., Matthews, L., Fleet, L., Simmons, K., Gustafson, D. L., & Wetsch, L. (2017). A Review of Digital, Social, and Mobile Technologies in Health Professional Education. Journal of Continuing Education in the Health Professions, 37(3), 195–206. Disponível em: https://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000168
da Silva, F. A. B., Ziviani, P., & Ghezzi, D. R. (2019). As tecnologias digitais e seus usos. Textos Para Discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Disponível em: https://www.econstor.eu/handle/10419/211426
de Barros, E. R., Rodrigues, I. N., Bello, R. C. T., dos Santos Siebra, S. M., & Maia, A. M. L. R. (2020). Pronto sorriso: estudantes de medicina na figura do palhaço doutor. Revista Extendere, 7(1), 103–114. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/EXT
de Melo, J. A. C., da Silva, C., de Souza Alves, M. L., de Souza Machado, I., Laurindo, M., & Fin, A. P. C. (2020). Extensão universitária na pandemia de COVID-19: projeto radiologia na comunidade, o uso da rede social e ambiente virtual de aprendizagem. Saberes Plurais: Educação Na Saúde, 4(2), 49–60. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/saberesplurais/article/view/108759
Diniz, E. G. M., Silva, A. M. da, Nunes, P. H. V., Franca, W. W. M., Rocha, J. V. R. da, Silva, D. S. P. da, Santos, V. H. B. dos, Araújo, H. D. A. de, Albuquerque, M. C. P. de A., & Aires, A. de L. (2020). A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(9), 72999–73010. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669
dos Anjos Lopes, J. P., de Souza, L. R. V., da Silva, N. M., de Medeiros, B. V., & Maia, A. M. L. R. (2020). O impacto do projeto pronto sorriso em um serviço de saúde oncológico: uma análise subjetiva e vivencial. Revista Extendere, 7(1), 64–76. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/EXT
França, T., Rabello, E. T., & Magnago, C. (2019). As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde Em Debate, 43(spe1), 106–115. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s109
Goncalves, M. R., Pereira, J. W., Paiva, J. S. S., & Nunes, R. V. (2018). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CIET:EnPED. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/734
Limeira, G. N., Batista, M. E. P., & Bezerra, J. de S. (2020). Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(10), e2219108415. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8415
Nandagiri, V., & Philip, L. (2018). Impact of influencers from Instagram and YouTube on their followers. International Journal of Multidisciplinary Research and Modern Education, 4(1), 61–65. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Vaibhavi-Nandagiri/publication/323996049_The_impact_of_influencers_from_Instagram_and_YouTube_on_their_followers/links/5ab77efc0f7e9b68ef50950f/The-impact-of-influencers-from-Instagram-and-YouTube-on-their-followers.pdf
Santos, D. G. L. dos, Limberger, D. C., Trezzi, I., Damitz, L. O., Bonelli, K. R., Dill, S. C., Leite, M. T., & Hildebrandt, L. M. (2021). Programa de educação tutorial de enfermagem reorganizando atividades extensionistas no período de pandemia por coronavírus. Brazilian Journal of Development, 7(2), 20160–20168. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-588
Santos, G. S. H. dos, Camargo, C. C. de, & Menossi, B. R. dos S. (2020). Projeto de extensão universitário no combate a obesidade infantil através das mídias sociais em face de pandemia por COVID-19: um estudo transversal. Brazilian Journal of Development, 6(9), 69886–69900. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-438
Santos, J. S. (2020). A experiência de uma liga acadêmica: contribuição da visita como atividade de extensão para os discentes do curso tecnólogo em radiologia. Interfaces-Revista de Extensão Da UFMG, 8(2), 265–306. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19447.
SENAI. (2019). Mas afinal de contas, o que é TIC’s? Disponível em: <https://isitics.com/2019/07/01/mas-afinal-de-contas-o-que-e-tics/>. Acesso em: 16 de jul. de 2021.
Serrão, A. C. P. (2020). Em tempos de exceção como fazer extensão? Reflexões sobre a Prática da Extensão Universitária no Combate à Covid-19. Revista Práticas Em Extensão, 4(1), 47–49. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/article/view/2223/1607.
Sleeman, J., Lang, C., & Lemon, N. (2016). Social Media Challenges and Affordances for International Students. Journal of Studies in International Education, 20(5), 391–415. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1028315316662975.
Soares-Leite, W. S., & do Nascimento-Ribeiro, C. A. (2012). A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigación En Educación, 5(10), 173–187. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12799/2600.
Teodoro Farias, Q. L., Rocha, S. P., Pedroza Cavalcante, A. S., Diniz, J. L., Da Ponte Neto, O. A., & Vasconcelos, M. I. O. (2017). Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação Em Saúde, 11(4). Disponível em: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1261.