O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

UM RELATO VIVENCIAL NO CENÁRIO ONCOLÓGICO

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), COVID-19, Extensão acadêmica, Estudantes de Medicina, Oncologia

Resumo

A pandemia da COVID-19 acarretou impedimentos no funcionamento social, sendo que muitas atividades, dentre elas a extensão acadêmica, foram mantidas por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O artigo mostra como o Projeto Pronto Sorriso, projeto de extensão baseado na arteterapia e palhaçoterapia, serviu-se de ferramentas digitais para atingir seu público alvo. Ainda, analisar o grau de aproveitamento das TICs pelos extensionistas discentes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esse estudo trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, retrospectiva, qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário online, no qual foi utilizado a escala Likert para avaliação das questões objetivas e a Análise Temática de Conteúdo para questões subjetivas. Constatamos a proficuidade das TICs como instrumento para cumprir os objetivos do projeto e potencializar a rotina acadêmica dos estudantes.

Biografia do Autor

  • ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO, UERN
    EnfermeiraEspecialista em Epidemiologia, Auto-Gestão em Saúde, Saúde da Família, Obstetrícia e Formação Pedagógica em Educação.Doutora em Ciências da Saúde pela UFRNProfessora Adjunta III do Curso de Graduação em Medicina - FACS/UERNProfessora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade - FACS/UERN

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Publicado

2023-07-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO VIVENCIAL NO CENÁRIO ONCOLÓGICO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/35621. Acesso em: 26 dez. 2024.