A MATEMÁTICA DAS PLANTAS

UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA LUDICIDADE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

  • Eduardo Bezerra de Almeida Jr. Universidade Federal do Maranhão
  • Catherine Rios Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ariade Nazaré Fontes Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ingrid Fabiana Fonseca Amorim Universidade Federal do Maranhão
  • Luann Brendo da Silva Costa Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Guelero Valle Universidade Federal do Maranhão
  • Camila dos Santos Pires Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Kauê Nicolas Lindoso Dias Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Aline Duarte Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Aryana Vasque Frota Guterres Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Gabriela dos Santos Amorim Universidade Estadual do Maranhão
  • Jéssica Sousa dos Anjos Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Interdisciplinaridade, Projeto de extensão, SNCT

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma exposição interativa que abordou como a Matemática e a Botânica podem ser ensinadas de maneira interdisciplinar a partir da ludicidade. As atividades ocorreram na
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Departamento de Biologia, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os estudantes visitantes participaram da exposição organizada em seis estações: Estação 1 – Descobrindo as formas geométricas nas plantas; Estação 2 – Caules e fitossociologia; Estação 3 – Jogo da memória botânica; Estação 4 – Formas e simetria das flores; Estação 5 – A sequência de Fibonacci e de que forma ela está presente nas plantas; Estação 6 – O jogo de tabuleiro: conceitos de Botânica e a relação com a matemática no cotidiano. As atividades desenvolvidas, em geral, envolviam associações com exemplos do cotidiano, permitindo aos estudantes relacionarem os conceitos trabalhados com seus conhecimentos prévios. O desenvolvimento desse projeto contribuiu com a construção e com a revisão dos conhecimentos, associando botânica e matemática por meio de ações descontraídas e estimulantes, trazendo leveza para os temas apresentados, de modo a possibilitar a aprendizagem de forma lúdica.

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Publicado

2023-07-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A MATEMÁTICA DAS PLANTAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA LUDICIDADE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/36910. Acesso em: 25 dez. 2024.