EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VIRTUAL

INTERFACES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Docente, Formação continuada

Resumo

Este texto é um relato de experiência do projeto de formação de professoras/es Conexão Educação Física, materializado em um canal no Youtube inaugurado em agosto de 2020. O projeto de extensão constitui-se em um canal e um repositório digital voltados à formação continuada de professoras/es atuantes na educação básica, sobre os temas de interesse da comunidade docente com intuito de qualificá-la, promovendo a disseminação de conhecimentos produzidos na academia e nas escolas. O conteúdo do canal é diverso, com temáticas como gestão escolar, cultura popular, relações étnico-raciais, entre outras, e conteúdos específicos da Educação Física escolar. Professoras/es e pesquisadoras/es de diferentes estados do Brasil, atuantes na educação popular, superior e básica, de redes públicas e privadas, contribuem de forma voluntária e solidária com o projeto. Entendemos as/os professoras/es como produtoras/es e autoras/es em potencial da sua própria prática, e não como reprodutoras/es de teorias elaboradas na Universidade. O canal é um esforço de consolidação de um espaço de reflexão e prática docente via promoção de hábitos de interação e comunicação mediados pelas tecnologias, nos moldes da cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Nicácio, Universidade Federal de Minas Gerais



Referências

Ayres, J.R.C.M. (2015). Extensão universitária: aprender fazendo, fazer aprendendo. Revista De Medicina, 94(2), 75-80.

Azevedo, D.S., Silveira, A.C., Lopes, C.O., Amaral, L.O., Goulart, I.C.V. & Martins, R.X. (2018) Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2), 615-625. https://doi.org/10.22456/1679-1916.89222

Berrios Kreuger, S. & Ramos, P. (2021). A formação docente e seus dilemas no campo da Educação Física: uma revisão da literatura. Revista Exitus, 11(1), 1-25. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1534.

Bracht, V. (2015). Educação Física, método científico e reificação. In: Stigger, M.P. (Ed.). Educação Física + Humanas. Campinas, SP: Autores Associados.

Brasil (1931). Decreto n. 19.851, de 11 de abril de 1931, institui o Estatuto das Universidades Brasileiras, que dispõe sobre a organização do ensino superior no Brasil e adota o regime universitário. Rio de Janeiro: Senado Federal.

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Rio de Janeiro: Senado Federal. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html.

Brasil (2018). Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808.

Buzato, M.E.K. (2007). Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. [Tese (Doutorado)]. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Candido, A. (2003). Professor, escola e associações docentes. Pro-Posições, 14(2), 209-217. Faria, E. L. & Nicacio, L.G. (2020). Sobre o processo coletivo de produção do I Pensando a Educação Física escolar: um evento produzido para e por professores de Educação Física. Motrivivência, 32(61), 1-17.

Freire, P. (1983). Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Incrocci, L. M. M. M. C. & Andrade, T. H. N. (2018). O fortalecimento da extensão no campo científico: uma análise dos editais ProExt/MEC. Sociedade e Estado, 33, 187-212.

Koglin, T.S.S. & Koglin, J.C.O. (2019). A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 10(2), 71-78.

Lima, V. B.; Moraes, J. R.; Souza, K. P. & Firmino, D. F. (2021). A formação continuada de professores da rede pública estadual do Ceará por meio da educação a distância: desafios e possibilidades. In: Santana, O. M. M. L. et al. (Org.). Educação do Ceará em Tempos de Pandemia: Estratégias de Gestão / Fortaleza: SEDUC: EdUECE.

Maldonado, D.T., Nogueira, V.A. & Farias, U.S. (2018). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba: CRV.

Nóvoa, A. (2001). O professor pesquisador e reflexivo. https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/3/Professor_Pesquisador_Reflexivo.pdf. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.

Oliveira, C. G.; Rafael, L. S. A.; Oliveira, M. O. G. & Coelho, R. A (2021). Formação docente no “Papo de Escola”: uma ação de extensão diversa e coletiva. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Belo Horizonte, MG. http://congressos.cbce.org.br/index.php/

conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15843/8012.

Pereira, R. G. S.; Cartaxo, R. O.; Mauricio, H. A. & Sette-De-Souza, P. H. (2020). Saberes construídos na experiência e formação docente. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/21722.

Ribeiro, M.R.F., Pontes, V.M.A., & Silva, E.A. (2017). A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, 13(1), 52-65.

Santos, W.; Oliveira, A.V. & Ferreira Neto, A. (2016). Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte [online], 30(3), 647-659. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300647.

Vedovatto, D. & Rubino, M. (2021). A formação continuada de professores de Educação Física a partir de um espaço coletivo escolar: uma experiência no Brasil. Rev. Actual. Investig. Educ, 21(2), 228-263. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i2.46780.

Vincent, G., Lahire, B. & Thin, D. (2001). Sobre a história e teoria da forma escolar. Educação em Revista, 33, 7-48.

Wittizorecki, E.S & Molina Neto, V. (2005). O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, 11(1), 47-70

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

PINTO, G. B.; ANJOS, L. A. dos; NICÁCIO, L. G. EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VIRTUAL: INTERFACES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38296. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos