Saberes construídos na experiência e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21722Palavras-chave:
Docentes de Odontologia, Formação profissional, Educação continuada, Educação superiorResumo
O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores sobre os saberes construídos na experiência e formação docente. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-observacional. A população do estudo foi composta pelos professores do curso de bacharelado em Odontologia que possuíam vínculo com a Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde no ano de 2016. Do total de dez professores, oito aceitaram participar da pesquisa. As entrevistas foram feitas com base em questionário aberto, sendo a entrevista gravada e transcrita. Os professores entrevistados responderam quatro questões norteadoras bem como um questionamento acerca dos recursos de trabalho. A análise desse conteúdo foi realizada e, posteriormente, elaborado o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que professores identificam atitudes/posturas/elementos de alguns dos seus antigos professores em suas práticas atuais. É possível concluir que os professores transmitem em suas práticas pedagógicas experiências vividas enquanto acadêmicos, além de autoidentificarem atitudes e posturas de seus antigos professores.
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