Saberes construídos na experiência e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21722

Palavras-chave:

Docentes de Odontologia, Formação profissional, Educação continuada, Educação superior

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores sobre os saberes construídos na experiência e formação docente. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-observacional. A população do estudo foi composta pelos professores do curso de bacharelado em Odontologia que possuíam vínculo com a Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde no ano de 2016. Do total de dez professores, oito aceitaram participar da pesquisa. As entrevistas foram feitas com base em questionário aberto, sendo a entrevista gravada e transcrita. Os professores entrevistados responderam quatro questões norteadoras bem como um questionamento acerca dos recursos de trabalho. A análise desse conteúdo foi realizada e, posteriormente, elaborado o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que professores identificam atitudes/posturas/elementos de alguns dos seus antigos professores em suas práticas atuais. É possível concluir que os professores transmitem em suas práticas pedagógicas experiências vividas enquanto acadêmicos, além de autoidentificarem atitudes e posturas de seus antigos professores.

Biografia do Autor

  • Rafaelly Galindo dos Santos Pereira, Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde (UPE-Arcoverde), Arcoverde, PE, Brasil.

    Cirurgiã-dentista pela Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde, 2019. Voluntária de iniciação científica pela mesma universidade de 2017 até 2019.

  • Renata de Oliveira Cartaxo, Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde (UPE-Arcoverde), Arcoverde, PE, Brasil.

    Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Especialista em Nutrição, Saúde e Educação pela Faculdade do Norte do Paraná (2015). Mestra em Saúde Coletiva e Gestão Hospitalar pela Universidade Gama Filho (2015). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Professora assistente do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde, em 2017.

  • Herika de Arruda Mauricio, Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde (UPE-Arcoverde), Arcoverde, PE, Brasil.

    Cirurgiã-dentista pela Universidade de Pernambuco – UPE (2004). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU (2007) e em residência multiprofissional em Saúde Coletiva pela UPE (2010). Mestra em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz (2012) e doutora em Saúde Pública pelo mesmo instituto (2020). Professora adjunta do curso de Odontologia da UPE, campus Arcoverde.

  • Pedro Henrique Sette-de-Souza, Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde (UPE-Arcoverde), Arcoverde, PE, Brasil.

    Cirurgião-dentista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Mestre em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), doutor em Odontologia pela mesma universidade (2018). Professor adjunto do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Arcoverde. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental da UPE, campus Garanhuns.

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28-11-2020

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Seção

Artigos

Como Citar

Saberes construídos na experiência e formação docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–14, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21722. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/21722. Acesso em: 19 dez. 2024.