CÃES E GATOS ENSINAM ETOLOGIA A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Animais de companhia, Ensino básico, Extensão universitária

Resumo

O crescimento da Etologia demonstra sua inegável importância e influência em outras áreas do conhecimento. Para despertar o interesse de alunos do ensino básico pelo comportamento animal, foi desenvolvido o projeto de extensão “Entre miados e latidos: desvendando os mistérios comportamentais dos nossos melhores amigos”. Esse projeto de Iniciação Científica foi realizado com oito alunos dos Ensinos Fundamental e Médio participantes do programa Pequeno Cientista, da Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto-SP. Os estudantes foram orientados por uma pós-graduanda do Programa de Psicobiologia da USP ao longo de 12 encontros semanais de aproximadamente uma hora de duração. A partir dessas aulas, os alunos observaram e filmaram seus próprios animais. Diversos temas foram abordados, tais como: introdução ao comportamento animal; comportamentos de brincar, alimentar e autolimpeza; evolução dos carnívoros; e domesticação. Os alunos apresentaram a pesquisa em um mural científico, no qual exploraram e explicaram o que aprenderam. Especificamente, eles levantaram novas questões e curiosidades sobre o comportamento de outros animais e associaram conceitos envolvendo comportamento animal. Com a ajuda de seus melhores amigos de estimação, os cientistas estudantes foram apresentados ao pensamento científico multidisciplinar e puderam disseminar seu conhecimento etológico recém-descoberto para além dos muros da Universidade.

 

 

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Biografia do Autor

Flávia Regina Bueno, Universidade de São Paulo

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro (2011). Possui Mestrado em Biociências - Área de Concentração: Caracterização e Aplicação da Diversidade Biológica - pela UNESP, Campus de Assis (2014), e Doutorado em Ciências - Área de Concentração: Psicobiologia - pela Universidade de São Paulo, USP, Campus de Ribeirão Preto. Realizou período de estágio no Laboratório de Etologia Aplicada da Universidade de Pádua (Università Degli Studi di Padova), Itália (2018). Tem experiência na área de Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: autolimpeza, ecofisiologia, roedores, carnívoros, evolução, história evolutiva e domesticação de cães e gatos, e relação homem-animal. 

Marisa Ramos Barbieri, Universidade de São Paulo

Possui graduação em História Natural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1965) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é professor aposentado colaborador da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Biologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, menarca, estudantes, adolescência e saúde rural.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

BUENO, F. R.; BARBIERI, M. R. CÃES E GATOS ENSINAM ETOLOGIA A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41129. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos