INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG

O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41161

Palabras clave:

Graduação, Extensão, Currículo.

Resumen

Este artigo apresenta os procedimentos adotados pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais para a implementação da integralização da extensão nos currículos de graduação estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 07/2018. Apresentamos o modo como a universidade, no uso de sua autonomia, concebeu a presença da extensão nos currículos, discorremos acerca da metodologia de trabalho adotada pela comissão para a sua implementação e apresentamos os resultados do trabalho estruturado para se fomentar a matéria e se estruturar suporte institucional aos Colegiados de Graduação dos diversos cursos da instituição, aos Núcleos Docentes Estruturantes e aos Centros de Extensão da Universidade. Como resultados temos a institucionalização normativa e a nomeação de comissões conjuntas de ensino e extensão, cujos trabalhos se desenvolveram a partir de reuniões e eventos (Ciclos de Debates) com os grupos envolvidos e com convidados internos e externos, publicação de documentos orientadores, estruturação de turma no Moodle como repositório de informações e canal de comunicação e inclusão da extensão nas reformas curriculares. Concluímos que, de forma participativa, as Pró-Reitorias têm oferecido suporte à comunidade acadêmica no processo de implementação da Formação em Extensão na UFMG.

Biografía del autor/a

  • Ilma Daniel, Técnica em Assuntos Educacionais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Mestre em Educação pela UFMG, Licenciada em História pela mesma instituição e especialista em concepção e planejamento em educação a distância pela PUC-Minas. Atualmente desenvolve atividades de assessoramento aos cursos de graduação da UFMG.

  • Denise Bulgarelli, Docente, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Numéricos para Resolução de Equações Diferenciais Parciais, Refinamento Adaptativo de Malha, Autonomous Leaves Graph, Modelagem Matemática e Computacional e Equações Diferenciais Estocásticas. Atualmente faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Matemática Computacional e é representante titular dos Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação no CEPE/Câmara de Graduação. Foi Coordenadora do Curso de Matemática Computacional, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (EAD) e Subchefe do Departamento de Matemática

  • Vanessa Almeida, Docente, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Professora Associada nível I da UFMG do Departamento de Gestão em Saúde. Ocupa atualmente o cargo de Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. Diretora da Diretoria de Avaliação e Fomento de Extensão da PROEX-UFMG (Julho de 2019 a Março 2022). Professora do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem/UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina/UFMG, ambos Mestrados Profissionais. Possui Doutorado em Saúde Pública pela FSP/USP (2012) e Mestrado em Epidemiologia pela UFMG (2003). Atuou como coordenadora da Coordenação de Hipertensão e Diabetes, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (2002-2006), e na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2008-2012), responsável pela Política Municipal de Promoção à Saúde. Participa do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES). Membro do Núcleo Executivo do GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável/ABRASCO (2016-2022) e coordenadora (2018-2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador, Gestão e Atenção Primária à Saúde.

Referencias

CARNEIRO, Patricia C. O; COLLADO, Danilo M. S.; OLIVEIRA, Natália F. C. Extensão universitária e flexibilização curricular na UFMG. Interfaces Revista de Extensão da UFMG, v. 2, p. 4-26, 2014.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução CNE/CES nº 7/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução CEPE nº 12/2015, de 22 de setembro de 2015. Cria e regulamenta a Formação em Extensão Universitária na UFMG. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução CEPE nº 10/2019, de 10 de outubro de 2019. Estabelece diretrizes curriculares para a integralização de atividades acadêmicas curriculares de Formação em Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFMG e revoga a Resolução CEPE no 12/2015, de 22 de setembro de 2015. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, 2019.

Publicado

2024-12-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41161. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41161. Acesso em: 25 dec. 2025.