INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG
O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41161Palavras-chave:
Graduação, Extensão, Currículo.Resumo
Este artigo apresenta os procedimentos adotados pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais para a implementação da integralização da extensão nos currículos de graduação estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 07/2018. Apresentamos o modo como a universidade, no uso de sua autonomia, concebeu a presença da extensão nos currículos, discorremos acerca da metodologia de trabalho adotada pela comissão para a sua implementação e apresentamos os resultados do trabalho estruturado para se fomentar a matéria e se estruturar suporte institucional aos Colegiados de Graduação dos diversos cursos da instituição, aos Núcleos Docentes Estruturantes e aos Centros de Extensão da Universidade. Como resultados temos a institucionalização normativa e a nomeação de comissões conjuntas de ensino e extensão, cujos trabalhos se desenvolveram a partir de reuniões e eventos (Ciclos de Debates) com os grupos envolvidos e com convidados internos e externos, publicação de documentos orientadores, estruturação de turma no Moodle como repositório de informações e canal de comunicação e inclusão da extensão nas reformas curriculares. Concluímos que, de forma participativa, as Pró-Reitorias têm oferecido suporte à comunidade acadêmica no processo de implementação da Formação em Extensão na UFMG.
Referências
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