INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG

O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41161

Palavras-chave:

Graduação, Extensão, Currículo.

Resumo

Este artigo apresenta os procedimentos adotados pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais para a implementação da integralização da extensão nos currículos de graduação estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 07/2018. Apresentamos o modo como a universidade, no uso de sua autonomia, concebeu a presença da extensão nos currículos, discorremos acerca da metodologia de trabalho adotada pela comissão para a sua implementação e apresentamos os resultados do trabalho estruturado para se fomentar a matéria e se estruturar suporte institucional aos Colegiados de Graduação dos diversos cursos da instituição, aos Núcleos Docentes Estruturantes e aos Centros de Extensão da Universidade. Como resultados temos a institucionalização normativa e a nomeação de comissões conjuntas de ensino e extensão, cujos trabalhos se desenvolveram a partir de reuniões e eventos (Ciclos de Debates) com os grupos envolvidos e com convidados internos e externos, publicação de documentos orientadores, estruturação de turma no Moodle como repositório de informações e canal de comunicação e inclusão da extensão nas reformas curriculares. Concluímos que, de forma participativa, as Pró-Reitorias têm oferecido suporte à comunidade acadêmica no processo de implementação da Formação em Extensão na UFMG.

Biografia do Autor

  • Ilma Bicalho Sousa Daniel, Técnica em Assuntos Educacionais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Mestre em Educação pela UFMG, Licenciada em História pela mesma instituição e especialista em concepção e planejamento em educação a distância pela PUC-Minas. Atualmente desenvolve atividades de assessoramento aos cursos de graduação da UFMG.

  • Denise Bulgarelli Duczmal, Docente, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Numéricos para Resolução de Equações Diferenciais Parciais, Refinamento Adaptativo de Malha, Autonomous Leaves Graph, Modelagem Matemática e Computacional e Equações Diferenciais Estocásticas. Atualmente faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Matemática Computacional e é representante titular dos Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação no CEPE/Câmara de Graduação. Foi Coordenadora do Curso de Matemática Computacional, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (EAD) e Subchefe do Departamento de Matemática

  • Vanessa de Almeida, Docente, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Professora Associada nível I da UFMG do Departamento de Gestão em Saúde. Ocupa atualmente o cargo de Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. Diretora da Diretoria de Avaliação e Fomento de Extensão da PROEX-UFMG (Julho de 2019 a Março 2022). Professora do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem/UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina/UFMG, ambos Mestrados Profissionais. Possui Doutorado em Saúde Pública pela FSP/USP (2012) e Mestrado em Epidemiologia pela UFMG (2003). Atuou como coordenadora da Coordenação de Hipertensão e Diabetes, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (2002-2006), e na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2008-2012), responsável pela Política Municipal de Promoção à Saúde. Participa do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES). Membro do Núcleo Executivo do GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável/ABRASCO (2016-2022) e coordenadora (2018-2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador, Gestão e Atenção Primária à Saúde.

Referências

CARNEIRO, Patricia C. O; COLLADO, Danilo M. S.; OLIVEIRA, Natália F. C. Extensão universitária e flexibilização curricular na UFMG. Interfaces Revista de Extensão da UFMG, v. 2, p. 4-26, 2014.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução CNE/CES nº 7/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução CEPE nº 12/2015, de 22 de setembro de 2015. Cria e regulamenta a Formação em Extensão Universitária na UFMG. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução CEPE nº 10/2019, de 10 de outubro de 2019. Estabelece diretrizes curriculares para a integralização de atividades acadêmicas curriculares de Formação em Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFMG e revoga a Resolução CEPE no 12/2015, de 22 de setembro de 2015. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41161. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41161. Acesso em: 7 maio. 2025.