INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG

O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41161

Keywords:

Graduation, Extension, Curricula.

Abstract

This paper presents the procedures adopted by the Deans of Graduation and Extension of the Federal University of Minas Gerais for the implementation of the integralization of the extension in the graduation curricula established by Resolution nº 07/2018 of the Chamber of Higher Education of the National Council of Education. We present the way in which the university, in the use of its autonomy, conceived the presence of extension in the curricula, we discuss the work methodology adopted by the commission for its implementation and we present the results of the structured work to promote support to the Graduation Collegiate of the various courses of the institution, to the Structuring Teaching Nuclei and to the University's Extension Centers. As a result, we have the normative institutionalization and the appointment of joint teaching and extension commissions, whose work was developed from meetings and events (Debate Cycles) with the groups involved and with internal and external guests, publication of guiding documents, structuring of Moodle class as a repository of information and communication channel and inclusion of extension in curricular reforms. We conclude that, in a participatory way, the Dean's Offices have offered support to the academic community in the process of implementing Extension Training at UFMG.

Author Biographies

  • Ilma Daniel, Técnica em Assuntos Educacionais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Mestre em Educação pela UFMG, Licenciada em História pela mesma instituição e especialista em concepção e planejamento em educação a distância pela PUC-Minas. Atualmente desenvolve atividades de assessoramento aos cursos de graduação da UFMG.

  • Denise Bulgarelli, Docente, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Numéricos para Resolução de Equações Diferenciais Parciais, Refinamento Adaptativo de Malha, Autonomous Leaves Graph, Modelagem Matemática e Computacional e Equações Diferenciais Estocásticas. Atualmente faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Matemática Computacional e é representante titular dos Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação no CEPE/Câmara de Graduação. Foi Coordenadora do Curso de Matemática Computacional, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (EAD) e Subchefe do Departamento de Matemática

  • Vanessa Almeida, Docente, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Professora Associada nível I da UFMG do Departamento de Gestão em Saúde. Ocupa atualmente o cargo de Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. Diretora da Diretoria de Avaliação e Fomento de Extensão da PROEX-UFMG (Julho de 2019 a Março 2022). Professora do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem/UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina/UFMG, ambos Mestrados Profissionais. Possui Doutorado em Saúde Pública pela FSP/USP (2012) e Mestrado em Epidemiologia pela UFMG (2003). Atuou como coordenadora da Coordenação de Hipertensão e Diabetes, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (2002-2006), e na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2008-2012), responsável pela Política Municipal de Promoção à Saúde. Participa do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES). Membro do Núcleo Executivo do GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável/ABRASCO (2016-2022) e coordenadora (2018-2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador, Gestão e Atenção Primária à Saúde.

References

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Published

2024-12-11

Issue

Section

Artigos

How to Cite

INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O TRABALHO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41161. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41161. Acesso em: 31 may. 2025.