MUSEUS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL
DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES
Palavras-chave:
Museus universitários, Diagnóstico museológico, Patrimônio científico universitárioResumo
Este artigo apresenta parte do relatório final do diagnóstico dos museus das instituições de ensino federais (IFEs) realizado pela comissão que assessorou o Grupo de Trabalho (GT) de Museus da Associação Nacional Dirigente de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a partir de dados coletados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) entre setembro e outubro de 2020. As informações estão estruturadas em sete blocos temáticos: Identificação, Caracterização institucional, Instrumentos de gestão, Condições de funcionamento e segurança do museu, Avaliação de riscos, Acervo e Financiamento e fomento. As análises identificaram potencialidades e aspectos vulneráveis dos museus que fundamentaram as recomendações finais. O diagnóstico tem o objetivo de subsidiar a formulação de um plano de ação para os museus universitários federais, conforme previsto pelo Acórdão 1.243/2019-TCU-Plenário.
Downloads
Referências
Acórdão 1.243/2019-TCU-Plenário. (2019). Processo 041.083/2018-0. Levantamento realizado para verificar as condições de segurança do patrimônio nos museus sob responsabilidade de órgãos ou entidades federais, bem como identificar os principais riscos e oportunidades de melhoria na gestão patrimonial e orçamentária desses equipamentos culturais. Relator: Min. substituto André Luís de Carvalho, 29 de maio de 2019. Disponível em: https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/redireciona/acordao-completo/%22ACORDAO-COMPLETO-2352032%22.
Carvalho, C. R.; Cunha, M. N. B.; Julião, L. (2020). Relatório de análise dos dados coletados pelo MEC/IBRAM junto aos museus das IFES e Institutos. Brasília: Andifes