MUSEUS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL

DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Museus universitários, Diagnóstico museológico, Patrimônio científico universitário

Resumo

Este artigo apresenta parte do relatório final do diagnóstico dos museus das instituições de ensino federais (IFEs) realizado pela comissão que assessorou o Grupo de Trabalho (GT) de Museus da Associação Nacional Dirigente de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a partir de dados coletados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) entre setembro e outubro de 2020. As informações estão estruturadas em sete blocos temáticos: Identificação, Caracterização institucional, Instrumentos de gestão, Condições de funcionamento e segurança do museu, Avaliação de riscos, Acervo e Financiamento e fomento. As análises identificaram potencialidades e aspectos vulneráveis dos museus que fundamentaram as recomendações finais. O diagnóstico tem o objetivo de subsidiar a formulação de um plano de ação para os museus universitários federais, conforme previsto pelo Acórdão 1.243/2019-TCU-Plenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues Carvalho, Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro,Brasil

Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro,Brasil
Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP),
Professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ

Letícia Julião, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

Professora Associada do Curso de Museologia/ECI
Professora do Programa de Pós-Graduação Promestre/FAE/UFMG


Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha, Universidade Federal da Bahia


Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Docente do Programa de Pós Graduação em Museologia
Coordenador do Museu Afro Brasileiro –UFBA

Referências

Acórdão 1.243/2019-TCU-Plenário. (2019). Processo 041.083/2018-0. Levantamento realizado para verificar as condições de segurança do patrimônio nos museus sob responsabilidade de órgãos ou entidades federais, bem como identificar os principais riscos e oportunidades de melhoria na gestão patrimonial e orçamentária desses equipamentos culturais. Relator: Min. substituto André Luís de Carvalho, 29 de maio de 2019. Disponível em: https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/redireciona/acordao-completo/%22ACORDAO-COMPLETO-2352032%22.

Carvalho, C. R.; Cunha, M. N. B.; Julião, L. (2020). Relatório de análise dos dados coletados pelo MEC/IBRAM junto aos museus das IFES e Institutos. Brasília: Andifes

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

CARVALHO, C. R. .; JULIÃO, L.; CUNHA, M. N. B. da . MUSEUS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/42505. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Patrimônio Universitário em Rede