CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS NO CONTEXTO PANDÊMICO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “A HORA DO CONTO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.44804

Palavras-chave:

Contação de Histórias, Pandemia, Projeto de Extensão

Resumo

Este texto decorre da experiência do projeto de extensão “A Hora do Conto”, desenvolvido no ano de 2021 e início de 2022, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, situada no município de Guanambi, Bahia. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as ações realizadas pelo projeto nesse período pandêmico e discutir os resultados obtidos sob a ótica do referencial teórico e da Política Nacional de Extensão. Primeiramente, organizamos um grupo de monitoras para contar histórias infantis nas escolas municipais de Educação Infantil. Em seguida, criamos um Grupo de Estudos composto pelas monitoras, estudantes de Pedagogia, professoras da Educação Básica e comunidade externa. Ambos funcionaram via mediação tecnológica através das Plataformas Teams e Google Meet. Os resultados obtidos nos surpreenderam por dois motivos: primeiro, porque os participantes do Grupo de Estudos ultrapassaram as fronteiras do estado da Bahia, alcançando também Minas Gerais e Ceará devido aos encontros serem remotos; segundo, pela parceria com o Departamento de Cultura Municipal ter prorrogado as ações do projeto até março de 2022, nos oportunizando romper com as barreiras da mediação tecnológica ao contarmos histórias presencialmente em espaços não escolares. Ampliou-se o contato com a comunidade e com um público diferenciado daquele que inicialmente nos propomos trabalhar.

Biografia do Autor

  • Andressa Rodrigues Martins, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII. Atuou como voluntária no Projeto de Extensão "Brinquedoteca" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, do departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2018 a 2018. Atuou como bolsista (Bolsa de Iniciação à Docência) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no período de 2018 a 2020. Atuou como Monitora bolsista do Projeto de Extensão "A Hora do Conto" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no período de 2021 a 2021.

  • Milene Cristy Pinto da Rocha, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII. Foi Monitora Voluntária do Projeto de Extensão "A Hora do Conto" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB em 2022.

  • Rafaela Pereira Soares, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    É graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS XII. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, bolsista voluntária do Projeto de Extensão: A Hora do Conto - UNEB CAMPUS XII, bolsista voluntária do projeto de extensão Bebeteca e a formação de promotores/ras de leitura com bebês e crianças pequenas, foi membro do grupo de estudos: Memória e Histórias de Vida, vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão-NUPE (Uneb campus XII). 

     

  • Tainara da Conceição Magalhães, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII. Atuou em 2021 como monitora voluntária do Projeto de Extensão A hora do Conto, vinculado ao Núcleo de pesquisa e Extensão- NUPE, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB.  Em 2022 atuou como monitora voluntária do Projeto de Extensão Observatório da Educação do Campo- OBEDOC, e como voluntária no Projeto do Teatro de Fantoches Pirilampos, ligado à Biblioteca e ao CEPAC (Centro de extensão e pesquisa artístico cultural) do Departamento de Educação Campus XII/ UNEB.  Atualmente, é bolsista do programa de Residência Pedagógica no projeto Pedagogias, culturas da infância e formação docente na educação infantil.  Faz parte da Linha de Pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais, do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire-NEPE. É representante discente na Coordenação Setorial de Estágio e membro do Diretório Acadêmico do curso de Pedagogia.

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Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS NO CONTEXTO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “A HORA DO CONTO” . Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.44804. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/44804. Acesso em: 19 maio. 2025.