CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS NO CONTEXTO PANDÊMICO

AN EXPERIENCE REPORT OF THE EXTENSION PROJECT "A Hora do Conto"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.44804

Keywords:

Storytelling, Pandemic, Extension Project.

Abstract

This text stems from the experience of the extension project “A Hora do Conto”, developed in 2021 and early 2022, at the State University of Bahia (UNEB), Campus XII, located in the municipality of Guanambi, Bahia. This experience report aims to present the actions carried out by the project in this pandemic period and discuss the results obtained from the perspective of the theoretical framework and the National Extension Policy. First, we organized a group of monitors to tell children's stories in municipal preschools. Then, we created a Study Group composed of monitors, Pedagogy students, Basic Education teachers and the external community. Both worked via technological mediation through the Teams and Google Meet platforms. The results obtained surprised us for two reasons: first, because the participants of the Study Group went beyond the borders of the state of Bahia, also reaching Minas Gerais and Ceará due to the remoteness of the meetings; second, the partnership with the Department of Municipal Culture has extended the project's actions until March 2022, giving us the opportunity to break with the barriers of technological mediation by telling stories in person in non-school spaces. ontact with the community was expanded and with a different public than the one we initially intended to work with.

Author Biographies

  • Andressa Rodrigues Martins, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII. Atuou como voluntária no Projeto de Extensão "Brinquedoteca" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, do departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2018 a 2018. Atuou como bolsista (Bolsa de Iniciação à Docência) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no período de 2018 a 2020. Atuou como Monitora bolsista do Projeto de Extensão "A Hora do Conto" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no período de 2021 a 2021.

  • Milene Cristy Pinto da Rocha, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII. Foi Monitora Voluntária do Projeto de Extensão "A Hora do Conto" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB em 2022.

  • Rafaela Pereira Soares, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    É graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS XII. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, bolsista voluntária do Projeto de Extensão: A Hora do Conto - UNEB CAMPUS XII, bolsista voluntária do projeto de extensão Bebeteca e a formação de promotores/ras de leitura com bebês e crianças pequenas, foi membro do grupo de estudos: Memória e Histórias de Vida, vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão-NUPE (Uneb campus XII). 

     

  • Tainara da Conceição Magalhães, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII. Atuou em 2021 como monitora voluntária do Projeto de Extensão A hora do Conto, vinculado ao Núcleo de pesquisa e Extensão- NUPE, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB.  Em 2022 atuou como monitora voluntária do Projeto de Extensão Observatório da Educação do Campo- OBEDOC, e como voluntária no Projeto do Teatro de Fantoches Pirilampos, ligado à Biblioteca e ao CEPAC (Centro de extensão e pesquisa artístico cultural) do Departamento de Educação Campus XII/ UNEB.  Atualmente, é bolsista do programa de Residência Pedagógica no projeto Pedagogias, culturas da infância e formação docente na educação infantil.  Faz parte da Linha de Pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais, do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire-NEPE. É representante discente na Coordenação Setorial de Estágio e membro do Diretório Acadêmico do curso de Pedagogia.

References

Abramovich, F. (1991). Literatura infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione.

Ariès, P. (2014). História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC.

Bettelhein, B. (2002). A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Belinky, T. (2004). O caso do bolinho. Ilustração de Avelino Guedes. São Paulo: Moderna.

Busatto, C. (2003). Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Busatto, C. (2005). A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes.

Busatto, C. (2018). A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

Coelho, B. (1999). Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática.

Coelho, N. N. (1991). A literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Ática.

Cunha, M. A. A. C. (1987). Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática.

Forproex. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX.

Machado, A. M. (2002). Bicho Folhagem. In Histórias à Brasileira: A Moura Torta e outras recontadas por Ana Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

Machado, A. M. (2002). Festa no Céu. In Histórias à Brasileira: A Moura Torta e outras recontadas por Ana Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

Machado, A. M. (2002). Dona Baratinha. In Histórias à Brasileira: A Moura Torta e outras recontadas por Ana Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

Ministério da Educação. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF.

Pessôa, A. (2018). Pedro Malasartes e o Fazendeiro. In Malasartes: histórias de um camarada chamado Pedro. Ilustração de Roberta Lewis. Rio de Janeiro: Lendo e Aprendendo.

Ruth, R. (2013). Bom dia, todas as cores. Ilustração de Madalena Elek. São Paulo: Salamandra.

Santana, D. R.; Reis, N. V.; Farias, J. O. (2021). Contação de Histórias Infantis na Extensão Universitária: um horizonte de possibilidades. Revista Em Extensão. Uberlândia, 01(20), 15-29. https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57690/32142.

Zilberman, R. (1987). A literatura infantil no Brasil. São Paulo: Global.

Published

2024-12-11

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS NO CONTEXTO PANDÊMICO: AN EXPERIENCE REPORT OF THE EXTENSION PROJECT "A Hora do Conto". Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.44804. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/44804. Acesso em: 11 jun. 2025.