TRABALHANDO COM JOGOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIAS ATIVAS
Uma ação de extensão do Programa Aproxime-se em polos de educação a distância em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.45857Palavras-chave:
Extensão, Metodologias ativas, GamificaçãoResumo
O Aproxime-se é um programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo mineiro de educação a distância parceiro da UFMG torne-se um espaço ativo de encontros entre saberes acadêmicos e locais. O objetivo deste trabalho é apresentar as ações de extensão universitária realizadas presencialmente pelo Aproxime-se nas cidades-polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Sabará/MG e de Jaboticatubas/MG em 2022. O tema escolhido foi “Reflexões sobre Metodologias Ativas na Educação Básica: Gamificação em Sala de Aula”. A partir dos estudos e das leituras de artigos científicos e da bibliografia sugeridos pela coordenação do programa, realizou-se um evento em cada município citado, nos quais, por meio de uma roda de conversa e de oficinas, esses conteúdos foram divulgados e debatidos com a comunidade dos polos, constituída, principalmente, por professoras da Educação Básica. Os eventos foram um momento de interação entre a comunidade local e a universidade, nos quais a equipe envolvida e os participantes do encontro perceberam que o conteúdo discutido oportunizou uma melhor compreensão sobre as
Metodologias Ativas, estimulando a comunidade a ter contato com práticas não tradicionais de ensino e aprendizagem.
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