TRABALHANDO COM JOGOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIAS ATIVAS
UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA APROXIME-SE EM POLOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Extensão, Metodologias ativas, GamificaçãoResumo
O Aproxime-se é um programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG) que proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo mineiro
de educação a distância parceiro da UFMG torne-se um espaço ativo de encontros entre saberes acadêmicos e locais.
O objetivo deste trabalho é apresentar as ações de extensão universitária realizadas presencialmente pelo Aproxime-
-se nas cidades-polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Sabará/MG e de Jaboticatubas/MG em 2022. O tema
escolhido foi “Refl exões sobre Metodologias Ativas na Educação Básica: Gamifi cação em Sala de Aula”. A partir dos estudos
e das leituras de artigos científi cos e da bibliografi a sugeridos pela coordenação do programa, realizou-se um
evento em cada município citado, nos quais, por meio de uma roda de conversa e de ofi cinas, esses conteúdos foram
divulgados e debatidos com a comunidade dos polos, constituída, principalmente, por professoras da Educação Básica.
Os eventos foram um momento de interação entre a comunidade local e a universidade, nos quais a equipe envolvida
e os participantes do encontro perceberam que o conteúdo discutido oportunizou uma melhor compreensão sobre as
Metodologias Ativas, estimulando a comunidade a ter contato com práticas não tradicionais de ensino e aprendizagem.
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