TRABALHANDO COM JOGOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIAS ATIVAS

Uma ação de extensão do Programa Aproxime-se em polos de educação a distância em Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.45857

Palabras clave:

Extensão, Metodologias ativas, Gamificação

Resumen

O Aproxime-se é um programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo mineiro de educação a distância parceiro da UFMG torne-se um espaço ativo de encontros entre saberes acadêmicos e locais. O objetivo deste trabalho é apresentar as ações de extensão universitária realizadas presencialmente pelo Aproxime-se nas cidades-polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Sabará/MG e de Jaboticatubas/MG em 2022. O tema escolhido foi “Reflexões sobre Metodologias Ativas na Educação Básica: Gamificação em Sala de Aula”. A partir dos estudos e das leituras de artigos científicos e da bibliografia sugeridos pela coordenação do programa, realizou-se um evento em cada município citado, nos quais, por meio de uma roda de conversa e de oficinas, esses conteúdos foram divulgados e debatidos com a comunidade dos polos, constituída, principalmente, por professoras da Educação Básica. Os eventos foram um momento de interação entre a comunidade local e a universidade, nos quais a equipe envolvida e os participantes do encontro perceberam que o conteúdo discutido oportunizou uma melhor compreensão sobre as
Metodologias Ativas, estimulando a comunidade a ter contato com práticas não tradicionais de ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

  • Amanda de Menezes Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais- Belo Horizonte, MG, Brasil



  • Emerson Coelho Luiz de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais- Belo Horizonte, MG, Brasil



  • Laís Cerqueira Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais- Belo Horizonte, MG, Brasil



  • Márcia Marilia Teixeira Alves de Souza Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais- Belo Horizonte, MG, Brasil



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Publicado

2024-05-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TRABALHANDO COM JOGOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIAS ATIVAS: Uma ação de extensão do Programa Aproxime-se em polos de educação a distância em Minas Gerais. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, p. e45857, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.45857. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45857. Acesso em: 26 dec. 2024.