Orientação profissional de socioeducandos

relato de experiência de instituições do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.46484

Palavras-chave:

Escolha Profissional, Medida Socioeducativa, Projeto de Vida

Resumo

A oportunidade da autorreflexão possibilita o processo de tornar escolhas pessoais mais conscientes via percepção de valores e preferências, facilitando o planejamento do próprio futuro. Assim, a orientação profissional contribui para que os adolescentes sigam a rotina dentro de unidades de socioeducação e para a ressocialização. O projeto buscou desenvolver recursos psicológicos em adolescentes inseridos na socioeducação, visando intervenções ligadas a escolhas profissionais significativas e conscientes. Ao fim, os adolescentes estavam aptos a elaborarem novas perspectivas para a vida dentro e fora das unidades. Ressalta-se a relevância das práticas propostas pela orientação profissional para adolescentes que estão inseridos nesse ambiente, proporcionando novos panoramas para estruturação de formas para realização de intervenções sobre o tema neste espaço.

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Orientação profissional de socioeducandos: relato de experiência de instituições do Espírito Santo. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–11, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.46484. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/46484. Acesso em: 13 dez. 2025.