Orientação profissional de socioeducandos
relato de experiência de instituições do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.46484Palavras-chave:
Escolha Profissional, Medida Socioeducativa, Projeto de VidaResumo
A oportunidade da autorreflexão possibilita o processo de tornar escolhas pessoais mais conscientes via percepção de valores e preferências, facilitando o planejamento do próprio futuro. Assim, a orientação profissional contribui para que os adolescentes sigam a rotina dentro de unidades de socioeducação e para a ressocialização. O projeto buscou desenvolver recursos psicológicos em adolescentes inseridos na socioeducação, visando intervenções ligadas a escolhas profissionais significativas e conscientes. Ao fim, os adolescentes estavam aptos a elaborarem novas perspectivas para a vida dentro e fora das unidades. Ressalta-se a relevância das práticas propostas pela orientação profissional para adolescentes que estão inseridos nesse ambiente, proporcionando novos panoramas para estruturação de formas para realização de intervenções sobre o tema neste espaço.
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