Educação em saúde sobre primeiros socorros com professores do ensino infantil

experiência de extensão universitária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.47830

Palabras clave:

Criança, Educação em saúde, Enfermagem, Primeiros Socorros

Resumen

As crianças são o público mais vulnerável à ocorrência de acidentes no contexto escolar. Desse modo, é necessário que os professores e colaboradores estejam aptos, tanto técnica quanto psicologicamente, para interferirem nessas situações, minimizando os danos até que a assistência profissional esteja disponível. Assim, objetivou-se relatar as experiências de extensão universitária de discentes de Enfermagem na condução de atividades de educação em saúde sobre primeiros socorros junto a professores do ensino infantil. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, fundamentado nas proposições das disciplinas “Educação em Saúde”, “Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança e do Adolescente” e “Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental”. A implementação do tema se deu em uma instituição de ensino infantil no município de Iguatu-CE, com a participação de nove professores, utilizando métodos de exposição oral, questionamentos, simulação em vídeo e prática. Mediante a execução da ação, notou-se uma progressão na autonomia dos participantes para atuarem frente às emergências infantis. Contudo, essa autonomia ainda se mostra frágil devido aos aspectos formativos e ambientais. Conclui-se que a formação sobre o manejo infantil frente a situações emergenciais é fragilizada, sendo necessária a intensificação e expansão das orientações ao público.

Referencias

Alves, M. G., Batista, D. F. G., Cordeiro, A. L. P. de C., Silva, M. D., Canova, J. de C. M., & Dalri, M. C. B. (2019). Construção e validação de videoaula sobre ressuscitação cardiopulmonar. Revista Gaúcha De Enfermagem, 40, e20190012. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012

Moraes, Augusto. (2017). Convulsão em bebê. Youtube.https://www.youtube.com/watch?v=Vo9VvNAd1wg

Brasil. (2018). Lei n° 13.722, de 4 de outubro de 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

Canal World 2.0. (2020). Viva às Crianças | Cidinha desmaia na sala de aula - Capítulo 31. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=XxEihJob_Xg

Coelho, J. P. S. L. (2015). Ensino de Primeiros Socorros nas Escolas e sua Eficácia. Revista Científica do ITPAC, 8(1). https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/76/Artigo_7.pdf

Costa, I. O., Alves-Felipe, R. W., Ramos, T. B., Galvão, V. B. L., Aguiar, M. S. B., & Rocha, V. G. (2021). Estudo Descritivo de Óbitos por Engasgo em Crianças no Brasil. Revista de Pediatria SOPERJ, 21(1), 11–14. 10.31365/issn.2595-1769.v21isupl.1p11-14

Esectv. (2012). Epilepsia - Crise de Ausência. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=hZP9MxLw9r0&t=3s

Fioruc, B. E., Molina, A. C., Junior-Vitti, W., & Lima, S. A. M. (2008). Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista Eletrônica de Enfermagem, 10(3), 695–702. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v10.46619

Françoso, L. A., & Malvestio, M. A. (2007). Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas (pp. 58-72). Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde - CODEPPS. São Paulo: SMS. https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf

Gross, V., Algayer, L. P., Souza, N. S., & Jantsch, L. B. (2021). Fatores Associados ao Atendimento de Crianças e Adolescentes por Causas Externas em Serviço de Emergência. Texto & contexto – Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0337

Habib, R. G., Andalaft, R. B., Moreira, D. A. R., Moraes, L. R., Reyés, C. A. S., & Gizzi, J. C. (2003). Síncope em Crianças e Adolescentes. Revista da SOCESP, 13(5), 681–692.

Hadge, R.B., Barbosa, V. B. A., Barbosa, P. M. K., Chagas, E. F. B. (2023). Conhecimentos de professores do ensino fundamental acerca de primeiros socorros. Texto & Contexto - Enfermagem, 32, e20230029. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2023-0029pt

Lima, A. B., Joventino, M. L S., Silva, E. X. S., Vieira, K. F. L., Matos, S. D. O., & Lucena, A. L. R. (2021). Percepções de discentes: construindo conhecimento interdisciplinar na saúde do idoso por meio da extensão universitária. Enfermagem Actual Costa Rica, 41. http://dx.doi.org/10.15517/revenf.v0i41.44067

Machado, L. D. S., Xavier, S. P. L., Maia, E. R., Vasconcelos, M. I. O., Silva, M. R. F. Da., & Machado, M. De F. A. S. (2021). Health promotion conceptions and expressions in the training process of the multi-professional residency. Texto & Contexto – Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0129

Marques, M. A. C., Azevedo, T. M. L., Bezerra, M. A. A., Pinheiro, J. K., & Bottcher, L. B. (2021). Primeiros Socorros em Acidentes no Ambiente Escolar. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, 4(2), 164–180. https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/228

Mussi, R. F. F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. de. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., 17(48), 60-77. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

Nunes, S. F., Melo, L. U., Xavier, S. P. L. (2022). Competências para promoção da saúde na formação em enfermagem: contribuições da extensão universitária. Rev. Enferm. Atual in Derme, 96(37), e-021189. https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.37-art.1216

Reis, T. S., Oliveira, I. S., Santos, J. M. J., Farre, A. G. M. C., Rodrigues, I. D. C V., Leite, A. M., & Freitas, C. K A. C. (2021). Conhecimentos e Atitudes de Crianças Escolares sobre Prevenção de Acidentes. Ciência & Saúde Coletiva. 26(3), 1077–1084. DOI: 10.1590/1413-81232021263.06562019

Santana, R. R., Santana, C. C. de A. P., Costa Neto, S. B. da., & Oliveira, Ê. C. de. (2021). Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, 46(2), e98702. https://doi.org/10.1590/2175-623698702

Silva, D. P., Nunes, J. B. B., Moreira, R. T. F., & Costa, L. C. (2018). Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de enfermagem UFPE, 12(5), 1444-1453. DOI: 10.5205/19818963v12i5a234592p1444-1453-2018

Terra Brasil. (2022). Professora salva aluno engasgado com tampa garrafa nos EUA. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=dR1k3u_34Rk

Victorio, M. C. (2021). Convulsões em Crianças. Manual MMSD. https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos-em-crian%C3%A7as/convuls%C3%B5es-em-crian%C3%A7as

Zonta, J. B., Eduardo, A. H. A., Ferreira, M. V. F., Chaves, G. H., & Okido, A. C. C. (2019). Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Revista Latino-americana De Enfermagem, 27, e3174. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174

Publicado

2025-09-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Educação em saúde sobre primeiros socorros com professores do ensino infantil: experiência de extensão universitária. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–15, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.47830. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/47830. Acesso em: 14 dec. 2025.