EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CURRICULARIZAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.51397

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Curricularização, Avaliação Institucional

Resumo

A curricularização da extensão, como parte do processo de institucionalização desse fazer universitário, está na agenda das Instituições de Educação Superior brasileiras, em especial, das universidades, instituições regidas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Em 2018, o Conselho Nacional de Educação traçou diretrizes para a extensão e tornou obrigatória a sua creditação nos currículos de graduação, o que implicará em processos de avaliação institucional da área, realidade já consolidada na esfera do ensino e da pesquisa. Este trabalho analisa as formas de inserção da extensão no currículo de graduação e sua avaliação, com base na discussão a respeito do currículo e do modelo de universidade e sociedade subjacentes. A investigação exploratória sustenta-se em pesquisa documental e análise de conteúdo das diretrizes emanadas pelo Conselho e das resoluções institucionais das universidades federais que regulamentaram o tema até o ano de 2019. Os resultados evidenciam que as instituições têm adotado diferentes formatos para a inserção da extensão nos currículos, dedicando pouca ou nenhuma atenção aos seus desdobramentos para a avaliação. Conclui-se que esse processo se encontra em andamento na maioria das universidades federais, e que, se historicamente a extensão vem sendo silenciada na avaliação institucional, a sua curricularização exigirá uma nova perspectiva e lugar.

Biografia do Autor

  • Maria Rosimary Soares dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas
    Gerais, Brasil. Mestre em Ciência Política e Doutora em Educação com Pós-Doutorado na
    Universidad Nacional de San Martim – Argentina, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e
    na Universidade Federal do Pará. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação:
    Conhecimento e Inclusão Social da UFMG.

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Publicado

2024-12-17

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Artigos

Como Citar

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CURRICULARIZAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL . Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.51397. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/51397. Acesso em: 22 dez. 2024.