Correr o risco da aventura dialógica
As possibilidades da leitura crítica de Paulo Freire nas relações entre pesquisa, extensão e pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.59355Palavras-chave:
extensão, pós-graduação, Paulo Freire, bell hooksResumo
Este ensaio tem como objetivo apresentar e refletir sobre os aprendizados com o oferecimento da disciplina “Tópicos especiais em metodologia: extensão, pesquisa e pós-graduação” ministrada nos programas de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural e Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A criação da disciplina, que conta com três oferecimentos, resultou do esforço em fomentar as ações e reflexões extensionistas na pós-graduação no contexto da obrigatoriedade da inserção curricular da extensão nos cursos de graduação que, desde 2018, com a publicação da Resolução CES/CNE n° 7/2018, instituiu as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. A disciplina parte da leitura e discussão coletiva do clássico “Extensão ou Comunicação?” de Paulo Freire com intuito de convidar estudantes de pós-graduação para um olhar crítico sobre a produção de conhecimento e sobre suas próprias pesquisas. Como resultado, ainda inicial e provisório, percebe-se que iniciar o processo pedagógico com esta leitura tem possibilitado aos estudantes a reflexão sobre o diálogo entre a ciência e outros modos de conhecimento e sobre epistemologias dissidentes, assim como uma aproximação aos desafios metodológicos de aproximar extensão, pesquisa e pós-graduação.
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