Correr o risco da aventura dialógica

As possibilidades da leitura crítica de Paulo Freire nas relações entre pesquisa, extensão e pós-graduação

Autores

  • Lais Fraga Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | Campinas | SP | BR

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.59355

Palavras-chave:

extensão, pós-graduação, Paulo Freire, bell hooks

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar e refletir sobre os aprendizados com o oferecimento da disciplina “Tópicos especiais em metodologia: extensão, pesquisa e pós-graduação” ministrada nos programas de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural e Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A criação da disciplina, que conta com três oferecimentos, resultou do esforço em fomentar as ações e reflexões extensionistas na pós-graduação no contexto da obrigatoriedade da inserção curricular da extensão nos cursos de graduação que,  desde 2018, com a publicação da Resolução CES/CNE n° 7/2018, instituiu as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. A disciplina parte da leitura e discussão coletiva do clássico “Extensão ou Comunicação?” de Paulo Freire com intuito de convidar estudantes de pós-graduação para um olhar crítico sobre a produção de conhecimento e sobre suas próprias pesquisas. Como resultado, ainda inicial e provisório, percebe-se que iniciar o processo pedagógico com esta leitura tem possibilitado aos estudantes a reflexão sobre o diálogo entre a ciência e outros modos de conhecimento e sobre epistemologias dissidentes, assim como uma aproximação aos desafios metodológicos de aproximar extensão, pesquisa e pós-graduação.

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Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Correr o risco da aventura dialógica: As possibilidades da leitura crítica de Paulo Freire nas relações entre pesquisa, extensão e pós-graduação. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–17, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.59355. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/59355. Acesso em: 12 dez. 2025.