WELCOMING WHO CARES

A REPORT OF PRACTICES TO CAREGIVERS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER

Authors

  • Brena Costa de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Hengrid Graciely Nascimento Silva Universidade Federal do Piauí
  • Letícia Graziela Lopes França Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Valéria Monteiro Beserra da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Michelle Vicente Torres Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.19313

Keywords:

User Embracement, Autism Spectrum Disorder, Primary Health Care, Problem-Based Learning

Abstract

The aim of the present work is to introduce the the action of affectionate and sensitive care developed at the project “Orientação a cuidadores de crianças autistas: acolhendo para a produção sensível e criativa do cuidado” (Guidance for caregivers of autistic children: welcoming for the sensitive and creative production of care), exhibiting the activities executed and the methodologies used. This work is developed as a reflective experience report, written according to the welcoming practices experienced in a university extension project of guidance to caregivers of people with autism Spectrum Disorder. The experimentation and support of welcoming as a health education practice has proven to be successful, consolidating the academy’s knowledge in extramural practices. In view of the above, it is concluded that the use of sensitive and creative methodologies of reception, based on popular education in health and artistic expressions, is of great value

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Author Biographies

Brena Costa de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piaui (2013 - 2018). Atualmente é Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Piauí com área de concentração em Alta Complexidade (2019-2021)

Hengrid Graciely Nascimento Silva, Universidade Federal do Piauí


Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piauí (2013-2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Piauí (2018-2020). Atualmente é pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista e em Intervenção ABA para Deficiência Intelectual (Child Behavior Institute of Miami) e em Osteopatia (Escola de Osteopatia de Madrid). Desenvolve pesquisas em Diabettes (qualidade de vida e cicatrização de feridas), TEA, Saúde Pública, Ensino na Saúde, com foco em metodologias qualitativas e participativas. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em traumato-ortopedia, terapias manuais e docência. E-mail: hengrid_graciely@hotmail.com.

Letícia Graziela Lopes França Sousa, Universidade Estadual do Piauí


Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piauí (2013-2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Piauí (2018-2020). Atualmente é pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista e em Intervenção ABA para Deficiência Intelectual (Child Behavior Institute of Miami) e em Osteopatia (Escola de Osteopatia de Madrid). Desenvolve pesquisas em Diabettes (qualidade de vida e cicatrização de feridas), TEA, Saúde Pública, Ensino na Saúde, com foco em metodologias qualitativas e participativas. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em traumato-ortopedia, terapias manuais e docência.

Valéria Monteiro Beserra da Silva, Universidade Estadual do Piauí


Concluiu o Ensino Médio em 2012 no Instituto Federal do Piauí, em 2013 iniciou a vida acadêmica na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ curso de Fisioterapia e no decorrer da graduação tem sido membro da (LASBE) Liga Acadêmica de Saúde Baseada em Evidências, (LAFIPE) Liga Acadêmica de Fisioterapia Pediátrica, (LAFITOD) Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Despostiva, (LAITI) Liga Acadêmica Interdisciplinar de Terapia Intensiva e (GEFONCO) Grupo de Estudos em Fisioterapia Oncofuncional. Faz parte da Comissão Organizadora da (LAFINE) Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurológica, (LAFITOD) Liga acadêmica de Fisiterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva, foi presidente do I Simpósio Multiprofissional de Cuidados na Saúde do Homem e faz parte da comissão Científica da VI Jornada de fisioterapia da UESPI, além de projetos de PIBEU, monitoria, participação em congressos e jornadas.

Michelle Vicente Torres, Universidade Estadual do Piauí

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Especialista em Fisioterapia Cardiovascular em Regime de Residência pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo (2008), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2009), Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Docente de Ensino Superior para o Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí eTutora de Campo da VII Turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI . Áreas afins: Educação na Saúde, Saúde Coletiva, Fisioterapia Comunitária e Fisioterapia Cardiovascular.


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Published

2020-12-30

How to Cite

OLIVEIRA, B. C. de .; SILVA, H. G. N. .; SOUSA, L. G. L. F.; SILVA, V. M. B. da; TORRES, M. V. WELCOMING WHO CARES: A REPORT OF PRACTICES TO CAREGIVERS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 185–212, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.19313. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19313. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos