ACOGIDA A QUEM CUIDA

UN INFORME DE PRÁCTICAS A CUIDADORES DE NIÑOS CON TRASTORNO DEL ESPECTRO DEL AUTISMO

Autores/as

  • Brena Costa de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Hengrid Graciely Nascimento Silva Universidade Federal do Piauí
  • Letícia Graziela Lopes França Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Valéria Monteiro Beserra da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Michelle Vicente Torres Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.19313

Palabras clave:

Recepción, Trastorno del espectro autista, Atención primaria de salud, Aprendizaje basado en problemas

Resumen

Objetivo: presentar las acciones de cariño y sentimientos sensibles que no se han llevado a cabo, exponiendo las actividades realizadas y las metodologías utilizadas. Métodos: es una historia de experiencia reflexiva, redefinida de acuerdo a las prácticas de afrontamiento experimentadas en un proyecto de extensión universitaria para guiar a los cuidadores de peso con Transferencia del espectro autista. Resultados: la experimentación y el apoyo para la capacitación como práctica de educación para la salud se revelan exitosos, consolidando o estableciendo la academia en prácticas fuera de los muros. Conclusión: a la luz de esta exposición, se concluye que el uso de metodologías de apoyo sensibles y creativas, basadas en  ucación sanitaria popular y expresiones artísticas de gran valor.

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Biografía del autor/a

Brena Costa de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piaui (2013 - 2018). Atualmente é Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Piauí com área de concentração em Alta Complexidade (2019-2021)

Hengrid Graciely Nascimento Silva, Universidade Federal do Piauí


Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piauí (2013-2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Piauí (2018-2020). Atualmente é pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista e em Intervenção ABA para Deficiência Intelectual (Child Behavior Institute of Miami) e em Osteopatia (Escola de Osteopatia de Madrid). Desenvolve pesquisas em Diabettes (qualidade de vida e cicatrização de feridas), TEA, Saúde Pública, Ensino na Saúde, com foco em metodologias qualitativas e participativas. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em traumato-ortopedia, terapias manuais e docência. E-mail: hengrid_graciely@hotmail.com.

Letícia Graziela Lopes França Sousa, Universidade Estadual do Piauí


Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piauí (2013-2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Piauí (2018-2020). Atualmente é pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista e em Intervenção ABA para Deficiência Intelectual (Child Behavior Institute of Miami) e em Osteopatia (Escola de Osteopatia de Madrid). Desenvolve pesquisas em Diabettes (qualidade de vida e cicatrização de feridas), TEA, Saúde Pública, Ensino na Saúde, com foco em metodologias qualitativas e participativas. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em traumato-ortopedia, terapias manuais e docência.

Valéria Monteiro Beserra da Silva, Universidade Estadual do Piauí


Concluiu o Ensino Médio em 2012 no Instituto Federal do Piauí, em 2013 iniciou a vida acadêmica na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ curso de Fisioterapia e no decorrer da graduação tem sido membro da (LASBE) Liga Acadêmica de Saúde Baseada em Evidências, (LAFIPE) Liga Acadêmica de Fisioterapia Pediátrica, (LAFITOD) Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Despostiva, (LAITI) Liga Acadêmica Interdisciplinar de Terapia Intensiva e (GEFONCO) Grupo de Estudos em Fisioterapia Oncofuncional. Faz parte da Comissão Organizadora da (LAFINE) Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurológica, (LAFITOD) Liga acadêmica de Fisiterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva, foi presidente do I Simpósio Multiprofissional de Cuidados na Saúde do Homem e faz parte da comissão Científica da VI Jornada de fisioterapia da UESPI, além de projetos de PIBEU, monitoria, participação em congressos e jornadas.

Michelle Vicente Torres, Universidade Estadual do Piauí

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Especialista em Fisioterapia Cardiovascular em Regime de Residência pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo (2008), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2009), Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Docente de Ensino Superior para o Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí eTutora de Campo da VII Turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI . Áreas afins: Educação na Saúde, Saúde Coletiva, Fisioterapia Comunitária e Fisioterapia Cardiovascular.


Citas

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

OLIVEIRA, B. C. de .; SILVA, H. G. N. .; SOUSA, L. G. L. F.; SILVA, V. M. B. da; TORRES, M. V. ACOGIDA A QUEM CUIDA: UN INFORME DE PRÁCTICAS A CUIDADORES DE NIÑOS CON TRASTORNO DEL ESPECTRO DEL AUTISMO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 185–212, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.19313. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19313. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos