FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM DIÁLOGO COM AGRICULTURA FAMILIAR MEDIADA PELA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2021.25153Palavras-chave:
Economia solidária, Agroecologia, Desenvolvimento rural, SustentabilidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos da extensão universitária na formação profissional de estudantes envolvidos no contexto da agricultura familiar. Foi utilizado como caso de análise um projeto desenvolvido pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria que aproxima estudantes do contexto da agricultura familiar na região central do Rio Grande do Sul. Os participantes do projeto passaram a interagir com a realidade dos agricultores, identificando suas limitações e potencialidades e construindo estratégias de produção sustentável, possibilitando maior qualidade em seus produtos e acesso aos mercados locais. O método utilizado para a coleta de dados foi o grupo focal, envolvendo três estudantes e dois servidores participantes do projeto. Como resultado, foi percebido que, a partir do contato com os agricultores, estes alunos passaram a ter mais segurança na aplicação de conhecimentos técnicos e, com isso, passaram a adequar tecnologias aprendidas em sala de aula à realidade dos agricultores. Além disso, desenvolveram habilidades de comunicação e mobilização voltadas para a resolução de problemas enfrentados pela agricultura familiar. O projeto despertou nesses alunos comportamentos como cooperação, empatia, solidariedade e justiça. Concluiu-se que a aproximação entre estudantes e agricultores familiares, mediada pela extensão universitária, vem contribuindo para a formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e sensíveis aos contextos sociais e econômicos que envolvem a agricultura familiar da região.
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