VISITA DA NEUROCIÊNCIA À ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA

Autores/as

  • Marina Prause Mattos da Silva Unipampa
  • Rui Seabra Machado Unipampa
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Divulgação científica. Popularização da ciência, Cérebro, Sistema Nervoso, Educação Básica.

Resumen

A neurociência nos permite conhecer melhor o cérebro e o sistema nervoso, o seu funcionamento e como os hábitos da vida podem influenciá-los. O grupo de extensão POPNeuro atua na divulgação da neurociência, especialmente no ambiente escolar. Neste artigo é apresentado o subprojeto "Visita da neurociência à escola", realizado por estudantes e docentes de diferentes áreas do conhecimento. O grupo propôs a realização de visitas únicas às escolas de Uruguaiana/RS, abordando distintas temáticas da neurociência. As escolas que  fizeram a solicitação receberam uma visita do POPNeuro na qual foram realizadas atividades com utilização de apresentações de slides, peças anatômicas sintéticas e foldersdidáticos, abordando temas como estrutura e função do sistema nervoso, saúde e doenças do cérebro, neuromitos e pesquisas em neurociência. Os resultados destacaram a importância de divulgar e popularizar a neurociência junto às escolas da Educação Básica.

Biografía del autor/a

  • Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa
    Fisioterapeuta. Mestre e doutora em CB: Fisiologia. Professora Associada do campus Uruguaiana da Unipampa. Bolsista PQ1D/CNPq. Fellow Science of Learning IBRO/IBE-UNESCO.

Publicado

2019-07-24

Número

Sección

Dossiê- Saúde e Educação Básica

Cómo citar

VISITA DA NEUROCIÊNCIA À ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19070. Acesso em: 22 dec. 2024.