OFICINAS DA VIDA

DESAFIOS E PERSPECTIVA DE UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO

Autores/as

Palabras clave:

Adolescente, Socioeducação, Dialogicidade

Resumen

O presente trabalho é um relato sobre uma ação desenvolvida em um centro socioeducativo situado na cidade de Manaus. Essa ação considerou o contexto de medidas socioeducativas de internação para criar espaços de expressão e discussão sobre temas relacionados às experiências e perspectivas de vida dos adolescentes. Baseada em uma metodologia dialógica, a ação desenvolveu cinco atividades com os seguintes temas: (1) Identidade; (2) Trajetórias de Vida; (3) Direitos e Deveres; (4) Fatores de Risco e Proteção; e (5) Sentimentos. Ao compartilharem experiências e afetos, esses encontros possibilitaram aos adolescentes refletirem, respeitarem e compreenderem as suas próprias histórias de vida assim como a dos outros. Com isso, pudemos refletir criticamente sobre a trajetória e as perspectivas de vida dos adolescentes, a realidade de um contexto socioeducativo de internação e o papel dos profissionais na construção de um projeto extensionista que potencializa novas trajetórias de vida

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Biografía del autor/a

Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Psicóloga (2002). Doutora (2010) e Pós-Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas (2014). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM e pesquisadora da Linha Processos Psicossociais.  Membro do GT Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

Fernanda Sousa da Costa Calegare, ATribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Pedagoga e psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Psicologia na Linha de Processos Psicossociais da UFAM (2015). Analista Judiciária na Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Militante e pesquisadora do socioeducativo.

Rayssa Jackeline Graça Maciel, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2019). Desenvolve pesquisa na área social e na socioeducação

Marcela Karina Dantas da Silva Patrício, Faculdade Martha Falcão – Wyden

Graduada em Psicologia pela Faculdade Martha Falcão - Wyden (2018), atua como psicóloga escolar/educacional em uma escola na cidade de Manaus-AM. Desenvolve pesquisas na área educacional e na socioeducação

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

MEZZALIRA, A. S. da C.; CALEGARE, F. S. da C.; MACIEL, R. J. G.; PATRÍCIO, M. K. D. da S. OFICINAS DA VIDA: DESAFIOS E PERSPECTIVA DE UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/42070. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos