INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS DA COLUNA VERTEBRAL EM IDOSOS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andre Eduardo Falcoski Doliny UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Flávia Cristina Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Jéssica Perez UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Luiza Grassmann Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Ana Carolina Brandt de Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Ariani Szkudlarek UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Rubneide Gallo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Talita Gnoato Zotz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ https://orcid.org/0000-0001-9974-7320

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.19457

Palavras-chave:

Idoso, Atenção Primária a Saúde, Saúde Pública, Relato de experiência, Fisioterapia

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo expor a vivência de alunos da Universidade Federal do Paraná - UFPR,  na disciplina de Habilidades Fisioterapêuticas, os quais montaram um grupo de promoção e prevenção a doenças de coluna vertebral em idosos. Foram realizados 13 encontros com média de 3 horas cada em um espaço cedido, localizado no bairro Alto no município de Curitiba – PR. No local, foram oferecidas palestras educacionais com temas sobre a prevenção de distúrbios musculoesqueléticos e da coluna vertebral; informações sobre alimentação; respiração; depressão; risco de quedas; e a importância de exercícios físicos. Associadas aos temas, eram planejadas atividades lúdicas que permitiram um melhor aprofundamento e consolidação do assunto abordado. Os participantes eram estimulados a interagirem com suas histórias e experiências. Observa-se que as atividades do grupo obtiveram resultados significantes tanto para os alunos quanto para os idosos. Esses puderam estabelecer um vínculo firmado pelos encontros semanais. Além dos benefícios da atividade física inserida regularmente na vida dos idosos, o grupo proporcionou a interação social entre as diversas pessoas que frequentaram os encontros. Foi visto, com as situações vivenciadas na disciplina, que existe uma necessidade de viabilizar programas com foco em educação em saúde que proporcionem à população um envelhecimento mais saudável e menos oneroso. Por fim, concluímos que a atuação do fisioterapeuta na saúde primária é de grande importância para a população idosa. Esta prática minimiza possíveis acometimentos causados pela senescência. Considera-se que o objetivo do grupo foi alcançado visto o crescimento do número de participantes a cada novo encontro e por meio dos relatos sobre a melhora da qualidade de vida desses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Eduardo Falcoski Doliny, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Bacharel em Fisioterapia - UFPR Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Flávia Cristina Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Graduanda de Fisioterapia - UFPR

Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Jéssica Perez, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Graduanda de Fisioterapia - UFPR Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Luiza Grassmann Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Graduanda de Fisioterapia - UFPR

Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Ana Carolina Brandt de Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora Doutora de Fisioterapia - UFPR

Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Ariani Szkudlarek, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora Doutora de Fisioterapia - UFPR

Chefe do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Rubneide Gallo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora Doutora de Fisioterapia - UFPR

Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Talita Gnoato Zotz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora Doutora de Fisioterapia - UFPR

Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Referências

Almeida, L. G. D., Leão, I. O., Oliveira, J. B., & Santos, M. M. O. (2006). Promover a vida: uma modalidade da fisioterapia no cuidado à saúde de idosos na família e na comunidade. Revista Saúde.Com, 2 (1), 50-58.

Castro, S S., Cipriano Junior, G., & Martinho, A. (2006, dez). Fisioterapia no progra-ma de saúde da família: uma revisão e discussões sobre a inclusão. Fisioterapia em Movimento, 19(4), 55-62.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Recuperado em 09 de julho, 2017, de <http://www.ibge.gov.br>.

Formiga N. F., & Ribeiro, K. S. (2012). Inserção do fisioterapeuta na atenção bási-ca: uma analogia entre experiências acadêmicas e a proposta dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 16(2), 113-122.

Maziero, B. I., Da Cruz, C. D. G., Lima, E. G., Santiago, W., Szkudlarek, A. C., Zotz, T. G., GALLO, R. B. S., & MACEDO, A. C. B. (2018, jan/jun). Prevenção de distúrbios musculoesqueléticos em idosos: relato de experiência. Extensão em Foco, 18, 64-71.

Schenker, M., & Costa, D. H. D. (2019). Avanços e desafios da atenção à saúde da população idosa com doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 24, 1369-1380.

Sousa, H. J. S., FonteS, L. A. X., & Oliveira, P. C. D. C. R. (2019). Análise da abor-dagem fisioterapêutica nas alterações senescentes e senis do sistema muscu-loesquelético. Revista da FAESF, 3(2).

Teixeira, C. M., Nunes, F. M. S., Ribeiro, F. M. S., Arbinaga, F., & Vasconcelos-Rapo-so, J. (2016). Atividade física, autoestima e depressão em idosos. Cuadernos de psicología del deporte, 16(3), 55-66.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

DOLINY, A. E. F. .; MIRANDA, F. C. .; PEREZ, J. .; DIAS, L. G. .; MACEDO, A. C. . B. de .; SZKUDLAREK, A. .; GALLO, R.; ZOTZ, T. G. . INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS DA COLUNA VERTEBRAL EM IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 227–245, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.19457. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19457. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos