v. 1 n. 2 (2022): Dossiê: A História da Arte e a construção ilusionista na modernidade barroca: História, Ciência e Técnica.
Artigos Livres (fluxo contínuo)

Corpo: uma partilha reflexiva que atravessa a Arte e a Arquitetura

Yasmin Elganim Vieira
Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado 2023-02-02

Palavras-chave

  • Corpo,
  • Espaço,
  • Merleau-Ponty,
  • Nancy,
  • Escultura

Como Citar

Elganim Vieira, Y. (2023). Corpo: uma partilha reflexiva que atravessa a Arte e a Arquitetura. Perspectiva Pictorum, 1(2), 61–77. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/38593

Resumo

De modo cintilar, o artigo propõe uma reflexão sobre o corpo, ponto comum e fulcral que atravessa a discussão da arte e da arquitetura. Sem desejo de propor uma classificação para o corpo, demonstra-se algumas de suas estruturas e propriedades sensíveis e concomitantes: ser abertura, ser pele, ser espacial e ser movimento. Esses desdobramentos sucedem-se de escritos de teorias da corporeidade da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e do desconstrutivismo de Jean-Luc Nancy, e da análise da representação do corpo nas esculturas modernas de Giacometti, Rodin e Brancusi. Justapostos costuram uma sensibilidade de questões que permite fomentar a noção de corpo em situação. Aqui, a filosofia e a arte se dão como paisagem teórica e crítica para a disciplina da arquitetura e descortinam, com essa noção, uma questão fundamental para a discussão arquitetônica: o espaço como um processo vivo, móvel e fugaz.

 

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Referências

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