v. 1 n. 2 (2022): Dossiê: A História da Arte e a construção ilusionista na modernidade barroca: História, Ciência e Técnica.
Artigos Livres (fluxo contínuo)

Descartes: A superação das tensões do Barroco: A SUPERAÇÃO DAS TENSÕES DO BARROCO

Wantuil Miguel de Barcelos
Biografia

Publicado 2023-02-02

Palavras-chave

  • Barroco, arte, literatura, figuras de linguagem, Cogito, razão, emoção, dicotomia, método científico, ciência.

Como Citar

Miguel de Barcelos, W. . (2023). Descartes: A superação das tensões do Barroco: A SUPERAÇÃO DAS TENSÕES DO BARROCO. Perspectiva Pictorum, 1(2), 8–23. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/42439

Resumo

O objetivo desta pesquisa é demonstrar como a teoria filosófica, fundamentada num método científico, de René Descartes contribui para sanar as dicotomias (claro x escuro, bem x mal, transitório x eterno), embasadas em figuras de linguagem (metáforas, hipérboles, paradoxo, antítese), utilizadas para causar um impacto emocional nos homens, como numa catarse, principalmente para o fortalecimento da fé católica; existentes na composição e produção das artes, com mais especificidade na literatura, no período Barroco. Ao utilizarmos da literatura, das artes plásticas e da filosofia como instrumentos analíticos, pretendemos contribuir para se pôr um holofote no Barroco. e desta maneira revelar aspectos importantes da face deste estilo de época, que marcou a história da arte da civilização ocidental.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. DESCARTES, Renè. Discurso do Método. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril, 4a. ed. 1987. (Col. Os Pensadores, vol. “Descartes”)
  2. ------------------, Meditações Metafísicas, trad. Maria Ermantina Galvão, São Paulo: MartinsFontes, 1a. ed. 2000.
  3. CARVALHO, Márcio, Aleijadinho, Mestre do Barroco. São Paulo: Queen Books, 2016.
  4. REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 4a. ed. 1990, 3 vols.
  5. FILHO, Raul Landim, O Destino da Revolução Racionalista, São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, Caderno Mais, 24.03.96.