v. 2 n. 1 (2023): Dossiê: O espaço colonial: entre ornamento e arquitetura
Artigos Dossiê Temático

O Pano de Boca do Teatro Santa Izabel em Diamantina: hibridação cultural no Brasil Imperial

Publicado 2023-07-10

Como Citar

Magnani, M. C. O., & Fedeli, M. (2023). O Pano de Boca do Teatro Santa Izabel em Diamantina: hibridação cultural no Brasil Imperial. Perspectiva Pictorum, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/46843

Resumo

O pano de boca do Teatro Santa Izabel em Diamantina (mantido no Museu do Diamante), tem uma pintura feita no ano de 1841, por Estanislau Antônio de Miranda, nascido em 1799 e filho do conhecido pintor Caetano Luiz de Miranda. Este trabalho propõe uma análise iconológica das figuras ali pintadas, a partir da identificação das suas possíveis bases iconográficas, abordando-as do ponto de vista da hibridação cultural. Entre figuras da mitologia grega emolduradas por uma estrutura de quadratura que proporciona um falso aprofundamento dos espaços, estão elementos nacionais e regionais ligados ao garimpo do diamante, atividade econômica genética e estruturante de Diamantina. Elementos múltiplos e complexos remetem a uma realidade intrincada que vai da alegoria genérica de exaltação ao Império, a advertências morais e apologias, tanto da mineração, quanto das artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.